Menos dentes pode levar a doença cardiovascular

Imagem da notícia: Menos dentes pode levar a doença cardiovascular

Uma má saúde dentária pode aumentar o risco de ataques cardíacos, segundo um estudo sueco publicado hoje no Journal of Periodontology. “As doenças cardiovasculares e em particular patologias coronárias estão fortemente ligadas ao número de dentes de uma determinada pessoa”, explicou Anders Holmlund, do Hospital de Gävle e um dos autores da investigação realizada em três instituições na Suécia.

Já vários estudos demonstraram que pode existir uma ligação entre a saúde bucal e doenças cardiovasculares, mas é a primeira vez que se estabelece uma correlação directa entre o número de dentes e o risco cardíaco. Holmlund explica que uma pessoa com menos de dez dentes tem sete vezes mais possibilidades de padecer deste problema do que outra com a mesma idade, mesmo sexo e com mais de 25 dentes.

A razão apresentada para tal passa pelo facto de as infecções da boca e no contorno dos dentes poderem disseminar-se no sistema circulatório e criar inflamações crónicas, ou acidentes cardiovasculares.

Para a investigação, Holmlund e os seus colegas, Gunnar Holm e Lars Lind, seguiram 7 674 pessoas de ambos os sexos, a maior parte com problemas dentários, durante 12 anos e verificaram que, em pelo menos 299 pessoas, as causas de morte dos já falecidos foram principalmente devido a ataques cardíacos.

 

 

16 Abril, 2010
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Boa Páscoa!

A equipa da DentalPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração.

Ler mais 18 Abril, 2025
Atualidade

Spyros Vassilopoulos é o novo presidente da EFP

A Federação Europeia de Periodontologia (EFP) elegeu recentemente um novo presidente, Spyros Vassilopoulos, que traz para o cargo uma visão estratégica centrada no avanço da ciência periodontal, no reforço da educação e na construção de alianças com impacto dentro e fora da comunidade dentária.

Ler mais 16 Abril, 2025
Atualidade

OMD realizou encontro em Braga

O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reuniu em Braga, nos dias 4 e 5 de abril para análise do expediente geral e dos dossiers que estão em curso e para aprofundar o conhecimento da profissão na região.

Ler mais 14 Abril, 2025
Atualidade