“Partilho sempre tudo”

DentalPro: O seu trabalho e a sua relação com os pacientes obedecem a altos padrões de exigência. Esta imagem define-o perante os seus colegas de profissão…

Nitzan Bichacho: Na minha clínica atendemos todas as pessoas que eu considere bons pacientes, isto é, evito tratar pessoas problemáticas. A maioria do público que se dirige até mim procura resolver situações complicadas e que requerem tratamentos específicos. Fazemos dentária geral, mas concentramo-nos essencialmente em cuidados estéticos de difícil resolução. No essencial, quem me visita deseja o melhor. Apresentam-se como pacientes de classe alta, extremamente exigentes e que revelam preocupações com a sua aparência e bem-estar.

DP: As expectativas dos pacientes revêem-se hoje numa medicina dentária menos invasiva?
NB: Esse assume-se como um problema real. Comunico e explico as opções de tratamentos, que métodos e que instrumentos vamos utilizar. Para tal, dispomos dos melhores ‘softwares’, animações e ilustrações para haver um entendimento perfeito entre médico dentista e paciente. No decurso do tratamento existe sempre uma interacção, porque só prossigo com as minhas práticas quando o paciente tem exacta noção do todo o processo de reabilitação. Preciso da cooperação do paciente e por isso partilho sempre tudo.

DP: Qual a mensagem que pode transmitir aos dentistas portugueses?

NB: Todos os dentistas, independentemente da sua nacionalidade, devem buscar pontos excitantes na sua profissão e nos pacientes. Se amamos o que fazemos, principalmente na área da saúde, somos muito melhores. Por isso, os médicos dentistas têm que descobrir a sua paixão ou vocação, dentro daquilo que a profissão oferece, e especializarem-se ao máximo. O mote é para se tornarem realmente bons no seu exercício clínico diário.

Nitzan Bichacho nasce a 15 de Outubro de 1957, em Israel. Forma-se em 1984 na Faculdade de Medicina Dentária em Jerusalém, onde assume actualmente o cargo de professor de dentisteria protética. Dirige o Ronald E. Goldstein Center for Aesthetic Dentistry, trabalha como editor científico para a revista Practical Procedures & Aesthetic Dentistry e, durante largos anos, foi presidente e membro activo da prestigiada Academia de Dentisteria Estética. Realiza publicações e participa em conferências em universidades e academias dentárias, onde aborda temas como a terapia de implantes dentários, as restaurações estéticas, a dentisteria protética fixa, a dentisteria cosmética e modalidades de tratamentos inovadores. Na sua avançada clínica privada em Telavive, concentra-se na dentisteria protética fixa, terapia de implantes e nos seus tratamentos dentários aprofundados de reputação mundial.

 

15 Junho, 2010
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Pretendemos que esta formação se situe na vanguarda”

Longínquo vai o ano de 1999, quando a base da especialização em periodontologia foi apresentada pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Volvidas mais de duas décadas, Ricardo Faria Almeida é o responsável pela nova pós-graduação de Periodontologia e Implantes da instituição portuense.

Ler mais 30 Março, 2021
Entrevistas

“Somos um sindicato democrático”

Em 2010, a DentalPro conversou com António Roseiro, o presidente do primeiro Sindicato dos Médicos Dentistas, instituição que acabou por desaparecer. Uma década depois, é constituído um novo organismo, o Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP), e não pudemos deixar de dar voz a João Neto, o seu membro fundador número um e presidente da assembleia-geral.

Ler mais 11 Janeiro, 2021
Entrevistas

“O nosso foco é a digitalização da ortodontia invisível”

Fundada em 2019, a Impress é uma rede de clínicas espanhola especializada em ortodontia invisível que aposta num serviço exclusivamente digital. Após uma primeira consulta presencial, os médicos dentistas fazem todo o acompanhamento dos pacientes através de uma app. Por meio de uma videochamada com Diliara Lupenko, cofundadora e Chief Operating Officer (COO) da Impress, ficámos a conhecer melhor este projeto.

Ler mais 31 Dezembro, 2020
Entrevistas