RECTIFICAÇÃO: Dentista do Bem “adopta” crianças em Portugal

Imagem da notícia: RECTIFICAÇÃO: Dentista do Bem “adopta” crianças em Portugal

A filosofia deste projecto passa pelos dentistas “adoptarem” crianças, garantindo-lhes tratamento até aos 18 anos. Para pôr este plano em marcha, são já vários os dentistas lusos no terreno, nas áreas mais carenciadas, que identificaram perto de 500 crianças. Destas, 109 foram seleccionadas de imediato, já que apresentam problemas severos de saúde oral.

Estes voluntários prometem assim “transformar a vida das crianças e jovens mais carenciados”, através de tratamentos dentários gratuitos até aos 18 anos. Após a selecção dos jovens, segue-se uma segunda fase, em que cada jovem, entre os 12 e os 18 anos, é colocado à “responsabilidade” de um médico dentista, que o “adopta profissionalmente.

Herdeiro do projecto brasileiro Turma do Bem, o Dentista do Bem arrancou já na zona da grande Lisboa, onde se identificaram os primeiros jovens aptos a receber “um novo sorriso”.

A triagem destas crianças realiza-se nas escolas da rede pública nacional, de acordo com o Índice de Hierarquia de Complexidade (IHC), que contempla problemas de saúde oral graves, poucas possibilidades económicas e idade igual ou inferior aos 18 anos. Com o apoio da Direcção-Geral de Saúde, o Dentista do Bem serve igualmente de complemento ao cheque-dentista.

2 Julho, 2010
Atualidade

Notícias relacionadas

Webinar: “Medicina orofacial e oftalmologia”

É já amanhã (15 de abril), que decorre o XI Webinar gratuito, de Medicina orofacial e oftalmologia, um evento que conta com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Hospitalar (APMDH) e do Núcleo de Formação e Investigação em Cirurgia, Implantologia e Reabilitação Oral.

Ler mais 14 Abril, 2021
AtualidadeEventosFormação