“Os materiais guiarão as técnicas”

DentalPro: Como analisa a evolução tecnológica e metodológica da última década?

Bernard Touati: Há cerca de 20 anos a medicina dentária era bastante invasiva e, especificamente a estética, apresentava soluções ainda muito rudimentares. A década de ‘80 constituiu apenas o início da revolução dos instrumentos e os anos ‘90 trouxeram a inovação digital e os meios informáticos. Actualmente, a combinação do conhecimento com os materiais e as tecnologias permite-nos intervenções menos invasivas e de extrema biocompatibilidade.

DP: Como relembra o desafio de enfrentar os primeiros anos de estética na Europa?

BT: Em 1983 fundei a Sociedade Francesa de Dentisteria Estética e, poucos meses depois, surgiu a sua congénere europeia. Na época recebi críticas vindas de companheiros de profissão e académicos. Não compreendiam que a estética tornar-se-ia uma vertente independente, com fundamento científico e composta por ortodontistas, periodontologistas, cirurgiões orais e técnicos de laboratório.

DP: A estética não se resume à busca do sorriso perfeito…

BT: Sem dúvida. O resultado final advém de algo bem mais profundo. O trabalho estrutural por detrás de cada sorriso exibe-se como o princípio fundamental da reabilitação oral. Na minha opinião, a estética é a área mais completa porque envolve todas as técnicas dentárias.

DP: Como analisa o futuro da medicina dentária?

BT: Prevejo que os materiais guiarão as técnicas. As soluções metálicas extinguem-se e a cerâmica impor-se-á naturalmente como material de eleição na execução dos implantes. Os polímeros irão irromper como importantes alternativas para as franjas da população sem capacidade financeira para investir num tratamento que envolva cerâmica. Contudo, mais importante que a evolução das técnicas é e evolução das mentalidades e, nesse domínio, o futuro passa, em definitivo, pela educação e prevenção.

Bernard Touati nasce a 11 de Outubro de 1947 em França. Licencia-se em Medicina Dentária e Cirurgia Oral em 1970 pela Universidade de Paris V. Após a formatura exerce funções de professor assistente em prostodontia na Universidade de Paris V, ao mesmo tempo que termina o doutoramento em Ciências Dentárias. Cria a Sociedade Francesa de Dentisteria Estética em 1983 e, entre 1997 e 1998, assume a presidência da Academia Europeia de Dentisteria Estética. Também é membro da Academia Americana de Dentisteria de Restauração, da Academia Americana de Dentisteria Estética e professor convidado na Universidade do Rio de Janeiro. Reconhecido palestrante, Bernard Touati assina a autoria do livro “Esthetic Dentistry and Ceramic Restorations” e a co-autoria de “A Arte do Sorriso”. A exercer clínica privada em Paris, o especialista foge às imposições médicas, libertando o seu fascínio pela pintura e pela fotografia.

14 Julho, 2010
Entrevistas


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Clínica Arriaga conta uma história de 18 anos

A Clínica madeirense comemora este ano os seus 18 anos de existência. Para assinalar esta data emblemática, conversamos com Roberto Henriques, o diretor clínico, de forma a percebermos como tudo começou.

Ler mais 15 Junho, 2022
EntrevistasMedicina dentária

GSD Dental Clinics abre nova unidade em Alcântara

A nova clínica de Alcântara representa, segundo Gonçalo Seguro Dias – fundador da GSD Dental Clinics -, mais do que um novo projeto: vem dar continuidade a um projeto lançado por Hugo Pinto que “é alguém a quem a camisola GSD serve como uma luva”. Além disso, esta parceria “é um sinal de que temos feito um caminho estruturado”, com “uma equipa coesa e uma marca na qual as pessoas podem confiar”.

Ler mais 13 Maio, 2022
EntrevistasMedicina dentária

“Priorizamos as relações humanas”

Com 15 anos de existência, a Clínica Domus Salutem é uma referência na cidade que a viu nascer: Abrantes. Diogo Fragoso e Cláudia Cardoso, parceiros na vida e na profissão, lideram este projeto que aposta na medicina dentária e noutras valências médicas, sempre com um único objetivo em mente: a excelência na medicina dentária e satisfação plena dos pacientes.

Ler mais 12 Maio, 2022
EntrevistasMedicina dentária