“Os materiais guiarão as técnicas”

DentalPro: Como analisa a evolução tecnológica e metodológica da última década?

Bernard Touati: Há cerca de 20 anos a medicina dentária era bastante invasiva e, especificamente a estética, apresentava soluções ainda muito rudimentares. A década de ‘80 constituiu apenas o início da revolução dos instrumentos e os anos ‘90 trouxeram a inovação digital e os meios informáticos. Actualmente, a combinação do conhecimento com os materiais e as tecnologias permite-nos intervenções menos invasivas e de extrema biocompatibilidade.

DP: Como relembra o desafio de enfrentar os primeiros anos de estética na Europa?

BT: Em 1983 fundei a Sociedade Francesa de Dentisteria Estética e, poucos meses depois, surgiu a sua congénere europeia. Na época recebi críticas vindas de companheiros de profissão e académicos. Não compreendiam que a estética tornar-se-ia uma vertente independente, com fundamento científico e composta por ortodontistas, periodontologistas, cirurgiões orais e técnicos de laboratório.

DP: A estética não se resume à busca do sorriso perfeito…

BT: Sem dúvida. O resultado final advém de algo bem mais profundo. O trabalho estrutural por detrás de cada sorriso exibe-se como o princípio fundamental da reabilitação oral. Na minha opinião, a estética é a área mais completa porque envolve todas as técnicas dentárias.

DP: Como analisa o futuro da medicina dentária?

BT: Prevejo que os materiais guiarão as técnicas. As soluções metálicas extinguem-se e a cerâmica impor-se-á naturalmente como material de eleição na execução dos implantes. Os polímeros irão irromper como importantes alternativas para as franjas da população sem capacidade financeira para investir num tratamento que envolva cerâmica. Contudo, mais importante que a evolução das técnicas é e evolução das mentalidades e, nesse domínio, o futuro passa, em definitivo, pela educação e prevenção.

Bernard Touati nasce a 11 de Outubro de 1947 em França. Licencia-se em Medicina Dentária e Cirurgia Oral em 1970 pela Universidade de Paris V. Após a formatura exerce funções de professor assistente em prostodontia na Universidade de Paris V, ao mesmo tempo que termina o doutoramento em Ciências Dentárias. Cria a Sociedade Francesa de Dentisteria Estética em 1983 e, entre 1997 e 1998, assume a presidência da Academia Europeia de Dentisteria Estética. Também é membro da Academia Americana de Dentisteria de Restauração, da Academia Americana de Dentisteria Estética e professor convidado na Universidade do Rio de Janeiro. Reconhecido palestrante, Bernard Touati assina a autoria do livro “Esthetic Dentistry and Ceramic Restorations” e a co-autoria de “A Arte do Sorriso”. A exercer clínica privada em Paris, o especialista foge às imposições médicas, libertando o seu fascínio pela pintura e pela fotografia.

14 Julho, 2010
Entrevistas

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Medika aposta na medicina dentária

A empresa Medika MCN Tecnologia Medicinal S.A sediada em Santa Maria da Feira e fundada em 2016 pelo engenheiro Nuno Vasco Pinho Andrade “assume-se como uma referência na tecnologia da saúde, contribuindo continuamente para a melhoria dos cuidados de saúde”. A DentalPro falou com Nuno Andrade sobre as novas apostas que estão a ser desenvolvidas pela empresa, nomeadamente a nível da medicina dentária.

Ler mais 29 Setembro, 2021
AtualidadeEntrevistasMateriais e equipamentosMedicina dentária

“Esta empresa dispõe de meios técnicos, logísticos, comerciais e humanos adequados para dar resposta aos clientes”

Aldina Pereira é diretora comercial da Ravagnani Dental, em França e Portugal. Já trabalhou a nível internacional na indústria de beleza, moda e banca, mas é na indústria dentária que desenvolveu a sua maior experiência. A DentalPro conversou com Aldina Pereira para perceber melhor o que envolve este projeto entre França e Portugal.

Ler mais 9 Agosto, 2021
EntrevistasRevista

Aldina Pereira em entrevista

Aldina Pereira é diretora comercial da Ravagnani Dental, em França e Portugal. Já trabalhou a nível internacional na indústria de beleza, moda e banca, mas é na indústria dentária que desenvolveu a sua maior experiência. A DentalPro conversou com Aldina Pereira para perceber melhor o que envolve este projeto entre França e Portugal.

Ler mais 19 Julho, 2021
EntrevistasMedicina dentáriaRevista