Ordens profissionais na defesa dos licenciados pré-Bolonha
O Conselho Nacional das Ordens Profissionais(CNOP) realiza esta tarde uma conferência de imprensa sobre a petição ‘online’ que visa a equivalência de mestre aos titulares das anteriores licenciaturas com formação de 5/6 anos, na designação anterior a Bolonha.
O encontro decorre na sede da Ordem dos Advogados, em Lisboa, e quer combater aquilo que o CNOP considera “uma grave injustiça que desvaloriza, de forma gravosa e incompreensível, a qualificação profissional de centenas de milhar de licenciados pré-Bolonha”. As ordens profissionais pretendem um reconhecimento concreto, por parte do governo, que o termo “licenciado” se refere a níveis de formação académica marcadamente diferentes, consoante diga respeito ao sistema anterior ou ao que está actualmente em vigor.
Por isso, o CNOP, que representa mais de 200mil licenciados com formações de cinco e seis anos, entendeu iniciar a recolha de assinaturas para uma petição à Assembleia da República.
A assinatura da petição é aberta a todas as pessoas que concordem com a necessidade de alterar as disposições legislativas lesivas dos interesses dos titulares de licenciaturas anteriores à reforma de Bolonha e a todos os que que consideram necessário um melhor esclarecimento dos empregadores e da sociedade em geral, na defesa do rigor e dignificação das competências.
Fonte: OMD
22 Julho, 2010
Atualidade