Corte nas deduções fiscais pode afectar saúde oral

O anúncio das dez medidas de austeridade para o sector da saúde traduz o esforço do executivo para salvar o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este é o mote para poupar cerca de 50 milhões de euros. A meta cifra-se nos 100 milhões de poupança, atingíveis com outras propostas que virão em breve.

Segundo a tutela, cabe a cada serviço adequar as medidas às suas necessidades, desde a justificação de novas contratações, redução na despesa da farmácia até à poupança no papel e na electricidade.

E a saúde oral?

Na equação da saúde em Portugal, a medicina dentária não falta à chamada e Orlando Monteiro da Silva elenca as preocupações no que se refere ao futuro. “Indirectamente, o anunciado corte de deduções fiscais por parte dos contribuintes na área da saúde poderá obviamente exercer pressão no sentido da redução da procura de serviços de medicina dentária”, assume o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), em declarações à DentalPro.

No que se refere ao futuro do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, o responsável não crê que “um programa tão importante como o cheque-dentista venha a ser afectado pela situação económica e financeira em Portugal”.

Orlando Monteiro da Silva não deixa contudo de citar António Arnaut, considerado o “pai” do SNS, que recentemente defendeu um reforço na área da saúde oral e a criação de uma valência de medicina dentária no SNS. “Apesar dos constrangimentos financeiros, as coisas estão a mexer e com a intervenção activa da OMD”, sublinha.

Leia a reportagem na íntegra na próxima edição da revista DentalPro.

29 Setembro, 2010
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Um viva ao Hugo

O designer da DentalPro celebra hoje o seu aniversário. Muitos parabéns Hugo, um dia super feliz!

Ler mais 7 Maio, 2024
Atualidade

BIAL reforça conselho de administração

A BIAL, empresa biofarmacêutica, anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do conselho de administração da fresenius e chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu conselho de administração.

Ler mais 1 Maio, 2024
Atualidade

Candidaturas à OMD podem ser submetidas até 1 de maio

Está a decorrer o processo eleitoral para os órgãos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). Os médicos dentistas podem apresentar as suas candidaturas até ao dia 1 de maio de 2024, sendo que as eleições irão decorrer nos dias 6, 7 e 8 de junho, por voto eletrónico.

Ler mais 26 Abril, 2024
Atualidade