Corte nas deduções fiscais pode afectar saúde oral

O anúncio das dez medidas de austeridade para o sector da saúde traduz o esforço do executivo para salvar o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este é o mote para poupar cerca de 50 milhões de euros. A meta cifra-se nos 100 milhões de poupança, atingíveis com outras propostas que virão em breve.

Segundo a tutela, cabe a cada serviço adequar as medidas às suas necessidades, desde a justificação de novas contratações, redução na despesa da farmácia até à poupança no papel e na electricidade.

E a saúde oral?

Na equação da saúde em Portugal, a medicina dentária não falta à chamada e Orlando Monteiro da Silva elenca as preocupações no que se refere ao futuro. “Indirectamente, o anunciado corte de deduções fiscais por parte dos contribuintes na área da saúde poderá obviamente exercer pressão no sentido da redução da procura de serviços de medicina dentária”, assume o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), em declarações à DentalPro.

No que se refere ao futuro do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, o responsável não crê que “um programa tão importante como o cheque-dentista venha a ser afectado pela situação económica e financeira em Portugal”.

Orlando Monteiro da Silva não deixa contudo de citar António Arnaut, considerado o “pai” do SNS, que recentemente defendeu um reforço na área da saúde oral e a criação de uma valência de medicina dentária no SNS. “Apesar dos constrangimentos financeiros, as coisas estão a mexer e com a intervenção activa da OMD”, sublinha.

Leia a reportagem na íntegra na próxima edição da revista DentalPro.

29 Setembro, 2010
Atualidade




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Mundo A Sorrir vence a 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil

A Organização Não-Governamental Mundo A Sorrir foi a vencedora da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil, uma iniciativa promovida pela Betweien Edições, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, cujo propósito é reconhecer e publicar contos originais com temática infantil e com uma causa social subjacente.

Ler mais 21 Setembro, 2023
Atualidade

Cristiana Palmela Pereira preside à IOFOS

Cristiana Palmela Pereira é a nova presidente da International Organization for Forensic Odonto-stomatology (IOFOS), organização na área da Medicina Dentária Forense. A médica dentista portuguesa foi eleita a 8 de setembro para o triénio 2023-2026, durante a assembleia-geral do organismo que decorreu em Dubrovnik (Croácia).

Ler mais 20 Setembro, 2023
Atualidade

Hospital de Santa Maria – Porto tem nova UDLO

O Hospital de Santa Maria no Porto dispõe de uma nova unidade de diagnóstico de lesões orais (UDLO). Esta unidade é constituída por uma equipa funcional integrada de identificação e de classificação de lesões da boca, com particular foco no reconhecimento e no estadiamento do cancro oral. Esta nova unidade é coordenada por Tiago Fonseca.

Ler mais 13 Setembro, 2023
Atualidade