Medicamento para osteoporose eficaz no cancro oral

Investigadores da Universidade do Estado do Ohio, nos EUA, observaram que um fármaco aprovado e utilizado na terapia da osteoporose atingiu resultados favoráveis na redução da perda óssea e da dimensão da massa tumoral do cancro oral.

Como vem descrito no Portal da Saúde do ALERT Life Sciences Computing, o estudo publicado no Cancer Research demonstrou eficácia do ácido zolendrónico não só no âmbito da boca, mas também no cancro da cabeça  e do pescoço.

Os estudiosos associaram os efeitos benéficos do fármaco, nestes casos específicos, devido ao já observado “ciclo vicioso”, detectado nesta patologia. Ou seja, no carcinoma de células escamosas da cavidade oral, que implica cerca de 90 por cento dos casos de tumores orais, o cancro instala-se nas gengivas e provoca perda óssea no maxilar. Esta erosão estimula, por sua vez, o desenvolvimento do cancro.

Com o objectivo de interromper este ciclo, decidiu-se tirar partido das propriedades de retenção óssea do ácido zolendrónico, que reduz o número de osteoclastos activados, células responsáveis pela reabsorção óssea. Para verificar a sua eficácia usaram-se grupos de ratinhos saudáveis e com carcinoma de células escamosas da cavidade oral. Administrou-se o ácido zolendrónico por um lado e  placebo nos restantes. O estudo revelou que os animais injectados com o medicamento perderam duas vezes menos osso que os não tratados. Observou-se também que após 28 dias da administração do fármaco, que os tumores tratados eram, em média, 14 por cento mais pequenos que os tumores não tratados.

21 Dezembro, 2010
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Conselho diretivo da OMD elege membros

A 6 de julho, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, os membros do Conselho Diretivo (CD) da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) elegeram Maria João Ponces para o cargo de vice-presidente, Paulo Miller para tesoureiro, António Cabral e Maria Carlos Real Dias para secretários.

Ler mais 22 Julho, 2024
Atualidade

SMD presente na sede da IGAS

No dia 16 de julho, o Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) esteve presente na sede da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), onde prosseguiu o seu périplo de reuniões com as entidades inspetivas. A reunião "foi profícua, já que foram debatidos vários assuntos sobre as atuais reivindicações da classe e implicações na atividade", refere o sindicato.

Ler mais 19 Julho, 2024
Atualidade