OMD apresenta queixa contra Vital Dent

Imagem da notícia: OMD apresenta queixa contra Vital Dent

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) apresentou uma queixa contra a rede Vital Dent na Entidade Reguladora da Saúde (ERS) por alegadas práticas “incompatíveis com o ordenamento jurídico em vigor” e vai fazer “as diligências judiciais necessárias contra os proprietários deste grupo”.

Em comunicado, a OMD refere que a Vital Dent está a promover em folhetos comerciais serviços de médicos dentistas “especialistas em implantologia” e alerta para o facto de se tratar “de publicidade enganosa e errónea”, uma vez que na medicina dentária “não existe a especialidade ou o título de ‘especialista em implantologia'”.

Por outro lado, a OMD acusa ainda a Vital Dent de estar a violar a relação entre utente e médico dentista, ao introduzir nas clínicas uma figura da área comercial que “não é médico dentista, nem médico estomatologista” chamada de “assessor odontológico”.

A direção da Vital Dent Portugal já emitiu um comunicado sobre o assunto no qual confirma a existência de ‘assessores odontológicos’, contudo “estes só apresentam ao paciente o orçamento dos tratamentos após a indicação do médico dentista”. Segundo a Vital Dent, “à semelhança de um assistente de receção, cabe a este assessor a função de organizar e facilitar os processos administrativos, que permitirá posteriormente ao médico dentista a avaliação do estado de saúde oral do paciente”.

A Vital Dent refere ainda que a OMD “não reconhece a implantologia como especialidade de medicina dentária”, contudo considera que os mais de “800 mil implantes colocados com sucesso lhes conferem uma experiência inequívoca no domínio da implantologia oral”.

 

 

1 Março, 2012
Atualidade

Notícias relacionadas