Sonhos repetidos funcionam como “aviso”
O professor de Psiquiatria e de Ciências da Consciência da Faculdade de Medicina de Lisboa, Mário Simões, defendeu que os sonhos repetidos devem ser valorizados pelo próprio indivíduo, porque funcionam como “uma mensagem, uma espécie de aviso”.
De acordo com a Agência Lusa, o especialista considerou que, no que respeita à interpretação dos sonhos, “apenas os repetidos devem ser valorizados para perceber a mensagem dos seus mecanismos inconscientes de da vida”. Os restantes devem ser “colocados na máquina trituradora”.
“Sabemos hoje que os sonhos são uma grande central de tratamento do lixo do dia-a-dia. Eu diria que 90 por cento dos nossos sonhos são para tratar do lixo do dia, para no dia seguinte termos novas ideias”, afirmou.
O psiquiatra referiu ainda, à margem do Simpósio Aquém e Além do Cérebro, que decorreu no Porto, que atualmente “conhece-se muito sobre a patologia, sobre algumas funções que o sono e o sonho têm. As mais conhecidas são sobre a memória e aquelas que temos durante a vida são integradas e fortalecidas no sono, mas também no sonho”, sustentou.
2 Abril, 2012
Atualidade