“Avanços da Biotecnologia em Portugal”

Imagem da notícia: “Avanços da Biotecnologia em Portugal”

A biotecnologia é um campo muito vasto que inclui a parte industrial, ambiental, alimentar e de saúde. Estes setores “são diferentes” mas “em todos existem potencialidades”, afirmou Joaquim Sampaio Cabral, que apresentou, durante a II edição da Conferência OeirasBioTech, os “Avanços da Biotecnologia em Portugal”.

Ao Ciência Hoje, o responsável explicou a biotecnologia de saúde “é uma nova área emergente, particularmente no que respeita à medicina regenerativa e medicina personalizada”, que é aquela sobre a qual o laboratório deste investigador se centra.

Atualmente, Joaquim Sampaio Cabral e equipa desenvolvem a cultura de células humanas para terapias celulares, isto é, para tratamento de doenças tais como linfomas e leucemias. A investigação encontra-se no ponto em que “já foi traduzida para casos reais”, avança Joaquim Sampaio Cabral. “No caso do IPO houve tratamento de oito pacientes com doenças hemato-oncológicas, que foram tratadas com células produzidas por investigadores do nosso laboratório”, exemplificou. Os resultados desta experiência iniciada em 2007 “foram positivos” e atualmente os pacientes encontram-se “bem”.

 

 

4 Abril, 2012
Atualidade

Notícias relacionadas