Sexo oral pode provocar cancro na boca

Imagem da notícia: Sexo oral pode provocar cancro na boca

Tradicionalmente, o cancro oral afetava sobretudo homens a partir dos 50 anos com hábitos alcoólicos e tabágicos acentuados. Mas esta realidade alterou-se e atualmente são diagnosticados casos em jovens aparentemente saudáveis. Este facto deve-se à infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV), com grande afinidade para as mucosas oral e genital.

De acordo com o portal Ciência Viva, a prática de sexo oral desprotegido é um fator de risco para esta infeção e, por conseguinte, para o desenvolvimento de cancro oral. Estas lesões tumorais surgem, sobretudo, na língua e no palato (céu da boca), em jovens de ambos os sexos.

“Os registos do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa atestam esta realidade, gerando grande preocupação entre todo o corpo clínico”, afirma o Daniel de Sousa, chefe de Serviço de Cirurgia da Cabeça e Pescoço do IPO de Lisboa e de Medicina e Patologia Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

O médico está a organizar o VI Congresso de Oncologia Oral para trazer a Portugal os maiores especialistas mundiais nesta matéria, que apresentarão trabalhos originais sobre os mecanismos de infeção do HPV, fatores de risco e implicações no tratamento do cancro oral.

10 Maio, 2012
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Artigos de Paulo Malo entre os “mais lidos e citados” a nível mundial

O médico dentista Paulo Malo desenvolveu no início dos anos 90 a Técnica All-on-4®, que se tornou uma das maiores inovações em implantologia. Os artigos escritos sobre esta técnica são hoje referenciados como os artigos mais lidos e os mais citados, no mundo, no campo da implantologia por outros investigadores.

Ler mais 12 Novembro, 2024
Atualidade

João Caramês eleito Presidente da EACim

Reconhecido pela sua vasta experiência e liderança no campo da implantologia cerâmica, o diretor da FMDUL assume a presidência com o propósito de impulsionar a excelência científica e a inovação tecnológica no setor, reforçando o papel da EACim como uma referência internacional no desenvolvimento e aplicação de implantes cerâmicos.

Ler mais 7 Novembro, 2024
Atualidade

ULS Santo António recebe visita do SMD

O Sindicato dos Médicos Dentistas alerta que na ULS Santo António, a USF Amanhecer têm um gabinete de Medicina Dentária pronto a ser utilizado desde o início do ano, mas não são realizadas consultas, uma vez que "não foi salvaguardada a contratação de um Médico Dentista".

Ler mais 28 Outubro, 2024
Atualidade