Sexo oral pode provocar cancro na boca

Imagem da notícia: Sexo oral pode provocar cancro na boca

Tradicionalmente, o cancro oral afetava sobretudo homens a partir dos 50 anos com hábitos alcoólicos e tabágicos acentuados. Mas esta realidade alterou-se e atualmente são diagnosticados casos em jovens aparentemente saudáveis. Este facto deve-se à infeção pelo vírus do papiloma humano (HPV), com grande afinidade para as mucosas oral e genital.

De acordo com o portal Ciência Viva, a prática de sexo oral desprotegido é um fator de risco para esta infeção e, por conseguinte, para o desenvolvimento de cancro oral. Estas lesões tumorais surgem, sobretudo, na língua e no palato (céu da boca), em jovens de ambos os sexos.

“Os registos do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa atestam esta realidade, gerando grande preocupação entre todo o corpo clínico”, afirma o Daniel de Sousa, chefe de Serviço de Cirurgia da Cabeça e Pescoço do IPO de Lisboa e de Medicina e Patologia Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

O médico está a organizar o VI Congresso de Oncologia Oral para trazer a Portugal os maiores especialistas mundiais nesta matéria, que apresentarão trabalhos originais sobre os mecanismos de infeção do HPV, fatores de risco e implicações no tratamento do cancro oral.

10 Maio, 2012
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Align Technology apresenta portfólio digital no SEDA

A Align esteve presente na 6ª edição do Congresso SEDA, que ocorreu por ocasião do Dia Mundial do Ortodontista, onde apresentou as suas mais recentes inovações aos médicos ortodontistas certificados Invisalign.

Ler mais 14 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária

IDS 2021: o regresso do otimismo ao setor dentário

Mais de 23 mil visitantes de 144 países percorreram os espaços da Feira Internacional de Colónia entre 22 e 25 de setembro. A IDS 2021 fica ainda marcada pelo formato híbrido com a realização da IDSconnect. A indústria espera agora um desenvolvimento positivo nos próximos meses.

Ler mais 13 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária