Síndromes genéticas podem alterar o posicionamento dos dentes

Imagem da notícia: Síndromes genéticas podem alterar o posicionamento dos dentes

Síndromes que comprometem a formação óssea da criança, como a estenose craniofacial, podem originar problemas respiratórios e de má oclusão dentária.

Segundo Cristiane Andraus, especialista em ortodontia e ortopedia facial, esses fatores podem dificultar a qualidade de vida de muitas crianças que sofrem com esse tipo de alteração genética e, por isso, precisam ser tratados o quanto antes.

De acordo com a dentista, estas síndromes alteram o desenvolvimento ósseo da criança, o que interfere diretamente na formação dentária e do sistema respiratório. Para Cristiane, quanto mais cedo os pais procurarem um especialista, melhor será o diagnóstico e mais eficaz será o tratamento.

“O tratamento ortodôntico realizado em conjunto com outras terapias como fonoaudiologia e fisioterapia pode auxiliar no desenvolvimento da fala, da deglutição e da respiração, o que é muito importante no desenvolvimento desses pacientes”, avalia a ortodontista.

11 Junho, 2012
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

OMD leva às autoridades campanha da Hey Doc e Pingo Doce

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reportou à Autoridade da Concorrência (AdC), Direção-Geral do Consumidor (DGC), Entidade Reguladora da Saúde (ERS) e Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) uma campanha promocional das clínicas de medicina dentária Hey Doc juntamente com o retalhista Pingo Doce.

Ler mais 28 Outubro, 2025
Atualidade