Cancro poderá vir a ser descoberto antes de haver tumor

Imagem da notícia: Cancro poderá vir a ser descoberto antes de haver tumor

Esta descoberta de um grupo de investigadores britânicos tem potencial para auxiliar no diagnóstico precoce, permitindo detetar o cancro antes do desenvolvimento de tumores.

De acordo com a BBC, tal foi possível graças à identificação de uma proteína, a gamma-H2AX, que se encontra em tumores nos pulmões, pele, rins e bexiga e é produzida como uma reação do organismo ao ADN deteriorado, sendo um dos primeiros indícios de que uma célula está a tornar-se cancerígena.

Os cientistas do Gray Institute for Radiation Oncology and Biology conseguiram identificar cancro da mama em ratos de laboratório semanas antes de ter sido observado um caroço inicial. Para isso, foi utilizado um anticorpo considerado o “par perfeito” para a gamma-H2AX, capaz de procurá-la no organismo.

Foram colocadas pequenas quantidades de material radioativo nesse anticorpo para servir de “termómetro” no sentido de identificar a presença de cancro no organismo.

Ao verificar-se um acumular considerável de radiação numa determinada parte do corpo, era muito provável que ali estivesse o início da formação de um tumor.

 

15 Novembro, 2012
Atualidade




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SMD apela à participação na manifestação nacional

Entre os médicos dentistas que garantem o seu apoio ao manifesto do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD) estão Nuno Menezes Gonçalves, presidente da Associação Independente de Médicos Dentistas (AIMD), e Vera Cláudia Castelo, médica dentista. Os profissionais vão até à Assembleia da República (AR), a 19 de outubro pelas 12h, com o objetivo de se fazerem “ouvir enquanto classe unida”.

Ler mais 22 Setembro, 2023
Atualidade

Congresso SPCirOral decorre em Lisboa

Realiza-se amanhã (23 de setembro de 2023), no Auditório Prof. Armando Simões dos Santos, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, o congresso da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Oral (SPCirOral). A DentalPro é media sponsor do evento e marcará presença.

Ler mais 22 Setembro, 2023
AtualidadeEventos

Mundo A Sorrir vence a 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil

A Organização Não-Governamental Mundo A Sorrir foi a vencedora da 1ª edição do Prémio de Literatura Infantil, uma iniciativa promovida pela Betweien Edições, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho, cujo propósito é reconhecer e publicar contos originais com temática infantil e com uma causa social subjacente.

Ler mais 21 Setembro, 2023
Atualidade