Cancro poderá vir a ser descoberto antes de haver tumor

Esta descoberta de um grupo de investigadores britânicos tem potencial para auxiliar no diagnóstico precoce, permitindo detetar o cancro antes do desenvolvimento de tumores.
De acordo com a BBC, tal foi possível graças à identificação de uma proteína, a gamma-H2AX, que se encontra em tumores nos pulmões, pele, rins e bexiga e é produzida como uma reação do organismo ao ADN deteriorado, sendo um dos primeiros indícios de que uma célula está a tornar-se cancerígena.
Os cientistas do Gray Institute for Radiation Oncology and Biology conseguiram identificar cancro da mama em ratos de laboratório semanas antes de ter sido observado um caroço inicial. Para isso, foi utilizado um anticorpo considerado o “par perfeito” para a gamma-H2AX, capaz de procurá-la no organismo.
Foram colocadas pequenas quantidades de material radioativo nesse anticorpo para servir de “termómetro” no sentido de identificar a presença de cancro no organismo.
Ao verificar-se um acumular considerável de radiação numa determinada parte do corpo, era muito provável que ali estivesse o início da formação de um tumor.
15 Novembro, 2012
Atualidade