Análise do hálito pode detetar cancro

Imagem da notícia: Análise do hálito pode detetar cancro

A análise do hálito pode detetar cancro. A conclusão é de uma investigação realizada na Itália, que consistiu na utilização de um nariz eletrónico norte-americano que deteta os indícios de tumores no pulmão.

O teste experimental foi desenvolvido pela equipa de Donato Altomare na Universidade de Bari, incidiu em 25 pacientes (15 com cancro e 10 saudáveis) e concluiu com uma precisão de 76 por cento se um paciente tem ou não cancro colo-retal.

Em comunicado, Altomare afirmou que “os resultados do estudo apontam para novos dados a favor do teste ao hálito como ferramenta de triagem”.

O cancro colo-retal é segunda causa de morte por cancro na Europa, depois do cancro do pulmão.

13 Dezembro, 2012
Atualidade




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Cristiana Palmela Pereira preside à IOFOS

Cristiana Palmela Pereira é a nova presidente da International Organization for Forensic Odonto-stomatology (IOFOS), organização na área da Medicina Dentária Forense. A médica dentista portuguesa foi eleita a 8 de setembro para o triénio 2023-2026, durante a assembleia-geral do organismo que decorreu em Dubrovnik (Croácia).

Ler mais 20 Setembro, 2023
Atualidade

Hospital de Santa Maria – Porto tem nova UDLO

O Hospital de Santa Maria no Porto dispõe de uma nova unidade de diagnóstico de lesões orais (UDLO). Esta unidade é constituída por uma equipa funcional integrada de identificação e de classificação de lesões da boca, com particular foco no reconhecimento e no estadiamento do cancro oral. Esta nova unidade é coordenada por Tiago Fonseca.

Ler mais 13 Setembro, 2023
Atualidade