FDI defende a diminuição da utilização do amálgama dentário

Imagem da notícia: FDI defende a diminuição da utilização do amálgama dentário

As cáries dentárias afetam 90 por cento da população mundial sendo, por isso, um problema mundial de saúde pública.

A Federação Dentária Internacional (FDI), cujo principal objetivo é a promoção da saúde oral em todo o mundo, apoia a abordagem ao amálgama dentário prevista na Convenção.

A FDI defende a diminuição da utilização do amálgama dentário (em vez da sua proibição), através de um incremento da prevenção e promoção da saúde oral, de um aumento da investigação e desenvolvimento de materiais alternativos e da adoção das melhores práticas de tratamento de resíduos do amálgama dentária.

A convenção de Minamata visa a adoção de um entendimento sobre a redução de emissões de mercúrio para a atmosfera, água e terra. Delegados de mais de 130 países reuniram-se em Genebra para elaborar o texto desta convenção mundial que vai limitar as emissões. Este entendimento é muito abrangente e abarca o fornecimento e o comércio de mercúrio, a sua utilização em produtos e em processos industriais, contempla também medidas para a redução de emissões em minas de ouro de pequena e média dimensão, bem como medidas para reduzir as emissões em unidades industriais e de produção de metais, o seu armazenamento e o tratamento de resíduos que contenham mercúrio.

“A solução apresentada pela Convenção reflete as preocupações com a segurança da saúde pública e ambiente”, sublinha o presidente da FDI, Orlando Monteiro da Silva. “Estamos também satisfeitos com o facto de a Convenção reconhecer a necessidade de estabelecer programas nacionais para prevenir as doenças orais e defenda mais investigação e desenvolvimento de materiais alternativos. A FDI apoia uma diminuição faseada, baseada na prevenção e investigação de novos materiais para preenchimento dentário e na utilização das melhores práticas os utilizar”.

 

28 Janeiro, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Montellano acaba de lançar uma nova loja online

No ano em que faz 50 anos de história, a Montellano apresenta uma nova plataforma de e-commerce que oferece uma experiência de compra mais intuitiva, segura e alargada, com um dos maiores portfólios em consumíveis para clínicas e laboratórios.

Ler mais 18 Setembro, 2024
Atualidade

Miguel Pavão sublinha carências no SNS

Em entrevista ao Jornal Público, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas considera que é "um desperdício do erário público haver 32 consultórios dentários parados”, reafirmando que "as carências no SNS não se devem à falta de médicos dentistas", considerando que "a criação da carreira é essencial para fixar estes profissionais no setor público".

Ler mais 6 Setembro, 2024
Atualidade

Falecimento do médico dentista Fernando Morais Branco

Fernando Morais Branco, que era casado com a médica dentista Isabel Branco, concluiu a licenciatura em medicina dentária em 1979 e em 1988 tornou-se o primeiro doutorado nesta área em Portugal. O funeral realizou-se no passado sábado, 31 de agosto, na Igreja de Mafamude, em Vila Nova de Gaia.

Ler mais 3 Setembro, 2024
Atualidade