FDI defende a diminuição da utilização do amálgama dentário

Imagem da notícia: FDI defende a diminuição da utilização do amálgama dentário

As cáries dentárias afetam 90 por cento da população mundial sendo, por isso, um problema mundial de saúde pública.

A Federação Dentária Internacional (FDI), cujo principal objetivo é a promoção da saúde oral em todo o mundo, apoia a abordagem ao amálgama dentário prevista na Convenção.

A FDI defende a diminuição da utilização do amálgama dentário (em vez da sua proibição), através de um incremento da prevenção e promoção da saúde oral, de um aumento da investigação e desenvolvimento de materiais alternativos e da adoção das melhores práticas de tratamento de resíduos do amálgama dentária.

A convenção de Minamata visa a adoção de um entendimento sobre a redução de emissões de mercúrio para a atmosfera, água e terra. Delegados de mais de 130 países reuniram-se em Genebra para elaborar o texto desta convenção mundial que vai limitar as emissões. Este entendimento é muito abrangente e abarca o fornecimento e o comércio de mercúrio, a sua utilização em produtos e em processos industriais, contempla também medidas para a redução de emissões em minas de ouro de pequena e média dimensão, bem como medidas para reduzir as emissões em unidades industriais e de produção de metais, o seu armazenamento e o tratamento de resíduos que contenham mercúrio.

“A solução apresentada pela Convenção reflete as preocupações com a segurança da saúde pública e ambiente”, sublinha o presidente da FDI, Orlando Monteiro da Silva. “Estamos também satisfeitos com o facto de a Convenção reconhecer a necessidade de estabelecer programas nacionais para prevenir as doenças orais e defenda mais investigação e desenvolvimento de materiais alternativos. A FDI apoia uma diminuição faseada, baseada na prevenção e investigação de novos materiais para preenchimento dentário e na utilização das melhores práticas os utilizar”.

 

28 Janeiro, 2013
Atualidade


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Portas abertas na 35a edição das Jornadas de Medicina Oral da FMDUL

As Jornadas de Medicina Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) estão de volta ao modelo presencial entre esta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), nas instalações da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, no Auditório Prof. Armando Simões dos Santos.

Ler mais 19 Maio, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária