Médicos dentistas poderão ajudar a controlar hipertensão

Imagem da notícia: Médicos dentistas poderão ajudar a controlar hipertensão

Um estudo realizado pela Portuguese Hypertension and Salt Study (PHYSA) mostra que quase metade da população portuguesa (42,2 por cento) sofre de hipertensão. O mesmo estudo apresenta melhorias no controlo da doença, entre os anos de 2003 e 2012, e ainda uma redução na utilização do sal, que chegou a ser de 1,3 gramas por dia.

A Medicina Dentária poderá ter agora um papel importante no controlo da pressão arterial, ajudando ainda na deteção e monitorização. Deste modo, os médicos dentistas buscam identificar sinais de risco nos seus doentes, visto que se deparam com a ficha clínica de cada doente. Se houver uma suspeita de tensão arterial alta, o médico dentista poderá confirmar os resultados com uma normal medição da tensão arterial e deste modo encaminhar o seu doente para o seu médico assistente, para que possa ser executado um diagnóstico rigoroso.

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, faz sobressair que “os médicos dentistas estão apetrechados com equipamento para medir a tensão arterial. E fazem-no em várias circunstâncias. Os médicos dentistas podem ter um papel importante na deteção da hipertensão arterial, na sua monitorização e na referenciação dos doentes para o seu médico assistente”.

8 Abril, 2013
Atualidade

Pub

Gresden ONE




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Pedro Alvarez é o novo CEO da MALO CLINIC

O novo CEO vai prosseguir a implementação da estratégia de crescimento da MALO CLINIC, com o objetivo de criar valor para todos: colaboradores, clientes e parceiros. A nomeação permite a Pedro de Albuquerque Mateus dedicar mais tempo aos negócios na área hospitalar, mantendo-se como administrador, co-investidor e senior consultant das áreas de healthcare e life science da Atena Equity Partners.

Ler mais 29 Novembro, 2023
Atualidade