Osteonecrose pode ser tratada com diamantes

Imagem da notícia: Osteonecrose pode ser tratada com diamantes

Investigadores da University of California, Los Ageles School of Dentistry, em colaboração com a Northwestern University e o NanoCarbon Research Institute, estudam a possibilidade de utilizar estas minúsculas partículas de diamante para melhorar o crescimento do osso e combater a osteonecrose, doença no qual o osso parte devido à reduzida corrente sanguínea.

Falar e comer podem-se tornar tarefas impossíveis para o paciente, tal como restringir a ação de implantes previamente colocados.

Para combater a doença, seguem-se várias operações penosas para o paciente e caras.

Neste as operações de reconstrução óssea, os dentistas utilizam uma espécie de esponja para introduzir proteínas.

A equipa descobriu que os nanodiamantes conseguem ser mais eficazes nesta tarefa que outro método mais tradicional, pois ligam-se mais rapidamente às proteínas reconstrutoras e fator de crescimento de fibroblasto.

A superfície única dos diamantes permite que as proteínas sejam a administradas mais devagar e de forma não invasiva (através de uma injeção ou enxaguamento oral), o que faz com que a área de introdução fique sob tratamento mais tempo.

O estudo pode ser encontrado ‘online’ no Journal of Dental Research.

19 Setembro, 2013
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Boa Páscoa!

A equipa da DentalPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração.

Ler mais 18 Abril, 2025
Atualidade

Spyros Vassilopoulos é o novo presidente da EFP

A Federação Europeia de Periodontologia (EFP) elegeu recentemente um novo presidente, Spyros Vassilopoulos, que traz para o cargo uma visão estratégica centrada no avanço da ciência periodontal, no reforço da educação e na construção de alianças com impacto dentro e fora da comunidade dentária.

Ler mais 16 Abril, 2025
Atualidade

OMD realizou encontro em Braga

O Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reuniu em Braga, nos dias 4 e 5 de abril para análise do expediente geral e dos dossiers que estão em curso e para aprofundar o conhecimento da profissão na região.

Ler mais 14 Abril, 2025
Atualidade