Cáries podem já ter existido há 15 mil anos

Imagem da notícia: Cáries podem já ter existido há 15 mil anos

O surgimento das cáries e outros problemas orais semelhantes podem já ter surgido há 15 mil anos e não com o surgimento da agricultura como se pensava.

Esqueletos de caçadores-recoletores descobertos numa gruta perto de Taforalt, Marrocos, revelaram aos cientistas do Museu de História Natural de Londres que estes seres tinham já problemas de saúde oral, entre 13.700 e 15 mil anos atrás.

A dieta baseava-se na ingestão de carboidratos fermentáveis como pinhões e nozes, que ficavam nos dentes após a alimentação e apodreciam os dentes.

Aproximadamente 51 por cento dos dentes dos adultos tinha indícios de cáries ou outros problemas semelhantes.

A outra teoria do surgimento de problemas orais idênticos sustenta a hipótese de as cáries terem surgido há 11 mil anos atrás, com o começo da agricultura.

7 Janeiro, 2014
Atualidade


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Europeus têm dúvidas sobre cirurgia assistida por robô

Uma equipa de investigadores da Universitat Oberta de Catalunya (UOC) analisou os fatores que influenciam a perceção das pessoas sobre o uso da robótica na cirurgia. A experiência anterior com o uso de robôs e a perceção da facilidade de utilização são os fatores que fomentam a confiança nestas técnicas e dispositivos.

Ler mais 16 Maio, 2022
AtualidadeMedicina dentária

Futuro da Ortodontia

Artigo de opinião de Pedro Costa Monteiro, médico dentista e mestre em ortodontia e ortopedia facial sobre o dia Mundial da ortodontia, que se celebra hoje, dia 15 de maio.

Ler mais 15 Maio, 2022
AtualidadeMedicina dentáriaOpinião