Cáries podem já ter existido há 15 mil anos

Imagem da notícia: Cáries podem já ter existido há 15 mil anos

O surgimento das cáries e outros problemas orais semelhantes podem já ter surgido há 15 mil anos e não com o surgimento da agricultura como se pensava.

Esqueletos de caçadores-recoletores descobertos numa gruta perto de Taforalt, Marrocos, revelaram aos cientistas do Museu de História Natural de Londres que estes seres tinham já problemas de saúde oral, entre 13.700 e 15 mil anos atrás.

A dieta baseava-se na ingestão de carboidratos fermentáveis como pinhões e nozes, que ficavam nos dentes após a alimentação e apodreciam os dentes.

Aproximadamente 51 por cento dos dentes dos adultos tinha indícios de cáries ou outros problemas semelhantes.

A outra teoria do surgimento de problemas orais idênticos sustenta a hipótese de as cáries terem surgido há 11 mil anos atrás, com o começo da agricultura.

7 Janeiro, 2014
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Em memória de António Felino

A OMD recorda o seu contributo para a afirmação da medicina dentária e da profissão em Portugal. O médico dentista António Felino faleceu a 8 de janeiro de 2025.

Ler mais 14 Janeiro, 2025
Atualidade

Parabéns Fátima

Em dia de aniversário, desafiámos a Fátima, editora e jornalista na DentalPro, a mostrar um pouco mais de si.

Ler mais 25 Dezembro, 2024
Atualidade

Boas Festas!

A equipa da DentalPro deseja a todos os leitores um feliz natal e que 2025 seja um ano próspero, repleto de alegrias profissionais e pessoais. Esperamos poder continuar a contar consigo para juntos fazermos crescer a DentalPro.

Ler mais 20 Dezembro, 2024
Atualidade