Cáries podem já ter existido há 15 mil anos

Imagem da notícia: Cáries podem já ter existido há 15 mil anos

O surgimento das cáries e outros problemas orais semelhantes podem já ter surgido há 15 mil anos e não com o surgimento da agricultura como se pensava.

Esqueletos de caçadores-recoletores descobertos numa gruta perto de Taforalt, Marrocos, revelaram aos cientistas do Museu de História Natural de Londres que estes seres tinham já problemas de saúde oral, entre 13.700 e 15 mil anos atrás.

A dieta baseava-se na ingestão de carboidratos fermentáveis como pinhões e nozes, que ficavam nos dentes após a alimentação e apodreciam os dentes.

Aproximadamente 51 por cento dos dentes dos adultos tinha indícios de cáries ou outros problemas semelhantes.

A outra teoria do surgimento de problemas orais idênticos sustenta a hipótese de as cáries terem surgido há 11 mil anos atrás, com o começo da agricultura.

7 Janeiro, 2014
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 15 Abril, 2024
Atualidade