A importância do país como “marca”

Imagem da notícia: A importância do país como “marca”

A perceção da população e dos importadores sobre a qualidade de determinado produto é, infelizmente, muito influenciada pelo país de origem do produto e não pela qualidade do mesmo. Desta forma, exportar vinhos de França, azeite de Espanha, roupas de Itália, relógios da Suíça, carros da Alemanha, educação e medicina dos EUA e tecnologias do Japão é extremamente fácil comparativamente a outros países.

Em Portugal, as empresas não podem contar com a ajuda da marca Portugal, pois na maioria das vezes não é uma mais-valia para as empresas. Para Portugal conseguir exportar é necessário ter mais qualidade, ou no mínimo a mesma, mas a preços muito mais baixos, o que se torna um challenge. Para as empresas Portuguesas é difícil, pois os nossos custos não são muito inferiores aos dos nossos concorrentes Europeus, as leis laborais não ajudam, os impostos são altos e o custo do dinheiro altíssimo. É realmente com muito esforço, numa batalha constante e através de muita persistência e inteligência que é possível exportar ou internacionalizar.

Leia todo o artigo na DentalPro 73.

Nota: Paulo Malo escreve quinzenalmente para o jornal “i” e para o Jornal 24Horas EUA.

8 Janeiro, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas

Estudo da UC conclui que a diabetes dificulta o tratamento de infeções dentárias

Um estudo realizado por uma equipa do Instituto de Endodontia da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) conclui que a diabetes dificulta a cicatrização das infeções ósseas dos maxilares de origem dentária, devido à alteração do processo de formação de novos vasos sanguíneos e consequente deficiência de irrigação sanguínea.

Ler mais 20 Setembro, 2021
AtualidadeMedicina dentária

ANEMD conquista prémio da FDI

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD) venceu a categoria de “Atividade Mais Original” do Dia Mundial da Saúde Oral 2021, um troféu atribuído pela FDI – World Dental Federation.

Ler mais 17 Setembro, 2021
AtualidadeEventos