Musicoterapia ajuda nos tratamentos ao cancro

Imagem da notícia: Musicoterapia ajuda nos tratamentos ao cancro

Investigadores americanos publicam um estudo em que revelam que a musicoterapia pode ajudar a lidar emocionalmente com os efeitos secundários do cancro, como o ‘stress’.

Através da observação de um grupo de 113 pacientes oncológicos, com idades entre os 11 e 24 anos, a receber tratamento, os investigadores concluíram que esta terapia ajudava a melhorar os relacionamentos com amigos e família, como também a afastar o ‘stress’, visto que os tratamentos são por base agressivos.

Estes doentes tinham de criar letras para músicas, gravar depois os temas e fazer o videoclip, bastando apenas selecionar as imagens, tudo com o apoio de musicoterapeutas profissionais durante três semanas.

Desta forma, os pacientes conseguem lidar melhor com as “relações protetoras” dos amigos e família, que ajudam a ganhar “esperança durante toda a jornada”, explicam os investigadores da Escola Universitária de Enfermaria de Indiana e da Universidade de Duke.

O estudo foi publicado na revista ‘Cancer’.

Saiba mais sobre este tema e veja algumas opiniões de profissionais da Dentária na próxima edição da DentalPro.

30 Janeiro, 2014
Atualidade


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Portas abertas na 35a edição das Jornadas de Medicina Oral da FMDUL

As Jornadas de Medicina Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) estão de volta ao modelo presencial entre esta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), nas instalações da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, no Auditório Prof. Armando Simões dos Santos.

Ler mais 19 Maio, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária