Quistectomia mandibular de quisto periapical e cicatrização espontânea

Imagem da notícia: Quistectomia mandibular de quisto periapical e cicatrização espontânea

O artigo científico de Fernando Almeida, Filipe Campos e Pedro Sá, publicado na DentalPro 82.

Os quistos mandibulares são lesões que aparecem com alguma frequência e são classificados quanto à sua origem e estruturas com que se relacionam.

Durante o período da idade adulta a dentição permanente está sujeita a agressões como cárie e/ou trauma, estando ambos relacionados com a formação de lesões quísticas.

O tratamento de quistos mandibulares é normalmente feito através da remoção cirúrgica da lesão (quistectomia).

Após ser realizada a quistectomia, a cicatrização e regeneração óssea que acontecem espontaneamente, são fundamentais na recuperação da lesão.

Para um correto diagnóstico e planeamento cirúrgico é fundamental recorrer-se a exames complementares de diagnóstico como a Ortopantomografia e a Tomografia Axial Computorizada (TAC).

Palavras-chave: quistos mandibulares, quistectomia

Leia o artigo na íntegra aqui.

29 Outubro, 2014
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Mundo A Sorrir lança campanha de apadrinhamento de crianças nos PALOP

Este Natal a Mundo A Sorrir está a lançar o desafio à sociedade civil “para vestir a sua capa de super-herói” e transformar-se no/a Padrinho/Madrinha dos Sorrisos de cerca de 30 crianças que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconómica em Cabo-Verde, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe.

Ler mais 25 Novembro, 2021
AtualidadeMedicina dentária