CENES oficialmente inaugurado

Imagem da notícia: CENES oficialmente inaugurado

O CENES, primeiro centro de reprocessamento de dispositivos médicos a funcionar em regime de ‘outsourcing’ em Portugal, teve a cerimónia de abertura no dia 14 de novembro.

O momento contou com Adalberto Campos Fernandes, presidente da comissão executiva dos SAMS, a primeira unidade de saúde a usufruir dos serviços do CENES, e com Rui Fernando Riso, presidente do sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.

Esta data marca oficialmente a entrada em pleno desta infraestrutura. Pedro Rodrigues, diretor geral do CENES e anfitrião da cerimónia, afirmou que “com uma taxa média de infeção em Portugal superior à média europeia, é evidente que existe um caminho de melhoria a percorrer, em conjunto com todos os intervenientes no setor da saúde, no papel que cada um desempenha, nomeadamente no reprocessamento de dispositivos médicos”.

Continuou que a esterilização deve ser “vista como uma atividade integrada na cadeia de valor de cada unidade de saúde, como uma das operações de suporte, fundamentais para a redução da taxa de infeção. Para o CENES, é o doente que está em primeiro lugar”.

O CENES, totalmente equipado pela Vitatech, tem atuação geográfica num raio de 60km. Pretende abrir mais três unidades durante os próximos três anos: no Norte, no Sul e nas Ilhas.

O objetivo é o de dar resposta a todas as unidades de saúde do país. Existe também um projeto de internacionalização, para Angola e Moçambique, que deverá avançar nos próximos cinco anos.

18 Novembro, 2014
Atualidade

Notícias relacionadas