Problemas de saúde oral podem condicionar capacidades vocais

Imagem da notícia: Problemas de saúde oral podem condicionar capacidades vocais

A propósito do Dia Mundial da Voz, que se assinala hoje, a Ordem dos Médicos Dentitas alerta para o facto de a oclusão dentária ser determinante para a voz.

As dificuldades de articulação de sons, nomeadamente de letras como o P, B, M, T ou D, entre outras, são uma das características mais comuns que podem indicar problemas da cavidade oral.

Para os profissionais da voz, como cantores, atores, jornalistas e locutores de rádio e televisão, uma boa saúde oral tem importância acrescida, porque qualquer problema pode condicionar o desempenho do trabalho.

O médico dentista Miguel Pais Clemente alerta que “a língua, o palato mole, o palato duro, os lábios e a mandíbula fazem parte dos componentes do aparelho vocal e qualquer problema numa destas estruturas tem influência na articulação da fala e na ressonância da voz”.

Miguel Pais Clemente refere ainda que “cabe ao médico dentista avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar as alterações na cavidade oral com implicações diretas a nível da voz, sendo por vezes inclusive necessária uma abordagem multidisciplinar com outras especialidades médicas”.

16 Abril, 2015
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Reunião mensal do Conselho Diretivo da OMD decorreu no Algarve

No início de outubro, o Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) reuniu-se em Faro (Algarve), no Hotel Eva Senses para analisar os assuntos relacionados com a sua atividade mensal. Além disso, esta iniciativa visou promover a descentralização.

Ler mais 20 Outubro, 2021
AtualidadeMedicina dentária

Ivoclar Vivadent apresenta “nova geração” do Adhese Universal VivaPen

A Ivoclar Vivadent é o fabricante do Adhese Universal, um adesivo monocomponente de fotopolimerização para restaurações diretas e indiretas que abrange todas as técnicas de condicionamento. O agente adesivo é aplicado a partir da exclusiva VivaPen. A empresa está a lançar agora uma nova geração deste aplicador em forma de caneta, com um novo design para ser mais fácil de usar.

Ler mais 19 Outubro, 2021
AtualidadeMateriais e equipamentosMedicina dentária