Casa de banho é ambiente nocivo para escovas de dentes

Imagem da notícia: Casa de banho é ambiente nocivo para escovas de dentes

Um recente estudo revela que há a possibilidade de as escovas de dentes presentes em casas de banho conterem matéria fecal.

A investigadora Lauren Aber, da Quinnipiac University, explica que “a maior preocupação nem é tanto a presença da sua própria matéria fecal, é mais alarmante a escova de dentes estar contaminada com matéria fecal de outras pessoas, uma vez que contém bactérias, vírus e parasitas que não fazem parte da sua flora intestinal”.

Isto porque a sanita se encontra na mesma divisão onde a escova de dentes está guardada, tendo em conta que esta matéria microscópica pode ser projetada até dois metros de distância.

De 135 escovas analisadas, de estudantes que partilham casa com até cinco pessoas, 60 por cento tinha bactérias fecais, mesmo as que são lavadas com elixir, esterilizadas com água quente ou que têm tampa protetora de plástico. Ainda, 80 por cento pertenciam a outra pessoa que não o dono da escova de dentes.

O ideal é, portanto, guardar a escova de dentes longe da sanita.

26 Junho, 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro, 2020
Atualidade

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade