“Atuação dos médicos dentistas face a episódios de emergências médicas”

Imagem da notícia: “Atuação dos médicos dentistas face a episódios de emergências médicas”

Artigo clínico de Helena Melo, Sara Carvalho e Rui Monterroso.

“As emergências médicas no consultório dentário são um acontecimento pouco comum. No entanto, algumas situações são muito graves e podem colocar em risco a vida do paciente. Atualmente a preparação dos médicos dentistas para atuar face a alguns casos é pouco satisfa-tória. Ainda assim, é da sua responsabilidade reconhecer certas situações e iniciar os primeiros socorros.

A recolha de uma história médica correta é um ponto importante. Reconhecer pacientes de risco é fundamental para, muitas das vezes, evitar o desencadear de uma situação de emergência. O médico dentista deve estar preparado para avaliar o estado de saúde geral do paciente e tomar medidas preventivas para agir com maior segurança.

Segundo Morrison et al., existem seis perguntas básicas que devem constar na anamnese:Tem algum tipo de alergias? Tem história de sangramento descontrolado? Costuma sentir falta de ar? Costuma ter dores no peito? Está a tomar alguma medicação? Já alguma vez deu entrada de urgência no hospital? O médico dentista não pode focar-se apenas no problema de origem dentária.

Existe uma série de condições sistémicas, passadas e atuais, que podem condicionar o comportamento do paciente durante a consulta. As situações de emergência mais frequentes, segundo o estudo de Veiga et al., são a síncope, hipoglicemia, asma, crise hipertensiva, crise convulsiva e reação anafilática”.

Saiba mais na DentalPro 91!

12 Agosto, 2015
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Um viva ao Hugo

O designer da DentalPro celebra hoje o seu aniversário. Muitos parabéns Hugo, um dia super feliz!

Ler mais 7 Maio, 2024
Atualidade

BIAL reforça conselho de administração

A BIAL, empresa biofarmacêutica, anunciou a nomeação de Pierluigi Antonelli, atual membro do conselho de administração da fresenius e chairman e CEO da Fresenius Kabi, como membro não executivo do seu conselho de administração.

Ler mais 1 Maio, 2024
Atualidade