“Atuação dos médicos dentistas face a episódios de emergências médicas”

Imagem da notícia: “Atuação dos médicos dentistas face a episódios de emergências médicas”

Artigo clínico de Helena Melo, Sara Carvalho e Rui Monterroso.

“As emergências médicas no consultório dentário são um acontecimento pouco comum. No entanto, algumas situações são muito graves e podem colocar em risco a vida do paciente. Atualmente a preparação dos médicos dentistas para atuar face a alguns casos é pouco satisfa-tória. Ainda assim, é da sua responsabilidade reconhecer certas situações e iniciar os primeiros socorros.

A recolha de uma história médica correta é um ponto importante. Reconhecer pacientes de risco é fundamental para, muitas das vezes, evitar o desencadear de uma situação de emergência. O médico dentista deve estar preparado para avaliar o estado de saúde geral do paciente e tomar medidas preventivas para agir com maior segurança.

Segundo Morrison et al., existem seis perguntas básicas que devem constar na anamnese:Tem algum tipo de alergias? Tem história de sangramento descontrolado? Costuma sentir falta de ar? Costuma ter dores no peito? Está a tomar alguma medicação? Já alguma vez deu entrada de urgência no hospital? O médico dentista não pode focar-se apenas no problema de origem dentária.

Existe uma série de condições sistémicas, passadas e atuais, que podem condicionar o comportamento do paciente durante a consulta. As situações de emergência mais frequentes, segundo o estudo de Veiga et al., são a síncope, hipoglicemia, asma, crise hipertensiva, crise convulsiva e reação anafilática”.

Saiba mais na DentalPro 91!

12 Agosto, 2015
Atualidade

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Align Technology apresenta portfólio digital no SEDA

A Align esteve presente na 6ª edição do Congresso SEDA, que ocorreu por ocasião do Dia Mundial do Ortodontista, onde apresentou as suas mais recentes inovações aos médicos ortodontistas certificados Invisalign.

Ler mais 14 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária

IDS 2021: o regresso do otimismo ao setor dentário

Mais de 23 mil visitantes de 144 países percorreram os espaços da Feira Internacional de Colónia entre 22 e 25 de setembro. A IDS 2021 fica ainda marcada pelo formato híbrido com a realização da IDSconnect. A indústria espera agora um desenvolvimento positivo nos próximos meses.

Ler mais 13 Outubro, 2021
AtualidadeEventosMedicina dentária