Bactéria oral pode estar associada a problemas cerebrais

Imagem da notícia: Bactéria oral pode estar associada a problemas cerebrais

Investigadores americanos afirmam que uma bactéria oral pode estar associada ao risco de contrair Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Robert Friedland e Mary Rudd, da Universidade de Louisville, Kentucky, publicaram recentemente no jornal Scientific Reports a sua teoria, assente na observação de pacientes com AVC hemorrágico no Centro Cerebral e Cardiovascular de Osaka, Japão.

Constataram que 26% dos doentes tinham presente na saliva a Streptococcus mutans, agente que provoca geralmente cáries. Em pacientes com tipos diferentes de AVC, seis% apresentaram resultados positivos para a presença da bactéria em questão.

Os investigadores avaliaram igualmente os resultados de ressonâncias magnéticas dos doentes de AVC, pelo que constataram que os portadores da Streptococcus mutans tinham maior presença de micro hemorragias cerebrais, causadoras de casos de demência.

Os cientistas colocam a hipótese de a bactéria poder influenciar o aumento de pressão arterial, conforme o avanço da idade.

“Este estudo revela que a saúde oral é importante para a saúde cerebral. As pessoas precisam de ter a noção de que têm de cuidar dos dentes, pois não só é bom para o seu cérebro mas também para o coração”, disse Robert Friedland em comunicado.

7 Março, 2016

imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.