UC investe mais de 300 mil euros

Imagem da notícia: UC investe mais de 300 mil euros

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) adquiriu novos equipamentos para as clínicas de medicina dentária e ortodontia. Trata-se de um investimento total de 315 mil euros, sendo o maior volume alocado à renovação de 20 equipamentos dentários, que constituem duas das três clínicas da área da medicina dentária.

As novas tecnologias foram também um dos objetivos deste investimento, como é o exemplo de uma câmara intraoral policromática que permite adquirir imagens reais a três dimensões de ambas as arcadas dentárias, com software conjugado que possibilita, entre outros, o desenho da reabilitação protética a ser fresada em laboratório. É a primeira instituição pública de ensino da medicina dentária a usufruir deste tipo de equipamento. Foi igualmente adquirido um microscópio para prática clínica de medicina dentária, que permite microfocagem e ampliação até 40 vezes, com uma câmara de vídeo integrada para filmagem ou fotografia, ferramenta essencial no ensino pré-graduado e pós-graduado de algumas especialidades de medicina dentária.

Segundo o diretor da faculdade, Duarte Nuno Vieira, a instalação destes novos equipamentos na medicina dentária e ortodontia representam “um nível de esforço que esperamos possa ter continuidade nos próximos anos, para que tudo o que está à disposição dos docentes de medicina dentária possa sofrer uma renovação profunda”. Por seu lado, a coordenadora da Medicina Dentária da FMUC, Isabel Poiares Batista, afirma que o investimento é “uma mais-valia inequívoca para a nossa casa”, explicando que na clínica onde “normalmente são efetuadas as primeiras consultas, algumas aulas de pré-graduação e aulas clínicas dos cursos de pós-graduação, os equipamentos tinham mais de 25 anos”.

O Coordenador da Pós-graduação de Ortodontia da FMUC, Francisco do Vale, salienta que “este investimento é uma clara aposta noutra vertente fundamental desta pós-graduação, que é a prestação de cuidados de saúde altamente especializados à comunidade. A clínica da pós-graduação em ortodontia tem em tratamento mais de 800 pacientes com dismorfias craniofaciais, provenientes de todo o país continental e ilhas, que são consultados com periodicidade mensal”.

10 Abril, 2017
Medicina dentária


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Portas abertas na 35a edição das Jornadas de Medicina Oral da FMDUL

As Jornadas de Medicina Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL) estão de volta ao modelo presencial entre esta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), nas instalações da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, no Auditório Prof. Armando Simões dos Santos.

Ler mais 19 Maio, 2022
AtualidadeEventosMedicina dentária