“Sempre tive paixão por tudo o que faço”

Imagem da notícia: “Sempre tive paixão por tudo o que faço”

Das passerelles para os consultórios de medicina dentária, Carlos Adriano, fundador das Klinikas We Care, revelou à DentalPro as bases do seu sucesso. Uma viagem de Moçambique até ao Parque das Nações, com uma paragem pelo Saldanha para uma rápida sessão fotográfica.

DentalPro: As suas raízes são quem o define?
Carlos Adriano: Provavelmente estava à espera que eu respondesse: sou licenciado em Medicina e em Medicina Dentária, fui docente da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa, e outros itens curriculares. Provavelmente muitos colegas nem sabem desta parte da História de Portugal de há 40 anos. Outros, embebidos pelas redes sociais, querem ver os seguidores e número de likes, (mesmo que pagos), e esquecem que nós não devemos ser impressionados pelo graus académicos, títulos, seguidores ou dinheiro, mas sim pela bondade, integridade, generosidade e humildade.

DP: Então é, como pessoa e profissional, alguém com postura low profile?
CA: Talvez. Parafraseando Clarisse Lispector, “Até onde posso, vou deixando o melhor de mim. Se alguém não viu, foi porque não me sentiu com o coração”. Nós temos de ser em primeiro lugar reconhecidos pelos nossos doentes, depois pelos nossos pares e pela sociedade.

DP: No site da KliniKa We Care surge uma frase sua em destaque: “A Medicina é uma profissão que se rege por princípios de Competência, Honestidade, Ajuda e Humanismo”. São estes os princípios-base pelos quais sempre direcionou a sua carreira?
CA: Melhor que eu, os meus doentes o confirmarão, mas sim identifico-me com o que escrevi. Além de ser médico dentista em exercício privado, sou médico de família no Centro de Saúde dos Olivais, a maior freguesia de Lisboa, estando lá diariamente. A remuneração é simbólica no Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma das razões da debandada de tantos clínicos gerais. Vivemos numa época do profissionalismo e egocentrismo, mas o foco principal deveria ser o valor humano.

Entrevista completa na DentalPro 119, edição de dezembro.

11 Dezembro, 2017
Entrevistas

PUBLICIDADE SDS | Straumann
PUBLICIDADE Radiologia do 3° Milénio

Notícias relacionadas