A mulher na medicina dentária

Imagem da notícia: A mulher na medicina dentária

Artigo da autoria da médica dentista Andreia Patrão a propósito do Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março.

A Medicina Dentária, é hoje, uma classe profissional que em Portugal conta com 9388 membros activos e aptos para exercer a profissão. A contribuição dos membros do sexo feminino, no total de membros da OMD, é de 59,1%. Relativamente aos anos anteriores, como se verifica pela Taxa de Feminização, o peso dos membros do sexo feminino tem sido crescente, estando hoje nos 144% (Números OMD, 2017).

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, numa época em que tanto homens como mulheres se distanciam cada vez mais da guerra dos sexos, é importante enaltecer o papel da mulher na sociedade e na classe profissional. Para além da legislação portuguesa proteger a demanda da igualdade de direitos e oportunidades para o homem e mulher, a dimensão socio-cultural evoluiu também, e permitiu de forma consensual a integração da mulher em praticamente todas as classes académicas e da sua participação activa nas diversas vertentes de organização da classe profissional.

Tal como na Natureza, também na sociedade a mulher e o homem assumem papéis fundamentais e relativamente intransmissíveis para o equilíbrio social. À mulher são-lhe atribuídas características particulares, que em determinados momentos parecem dar vantagem no decurso profissional. Parece consensualmente aceite que a Medicina Dentária beneficia com a relação de simbiose entre as características particulares de homens e mulheres, que leva no horizonte uma semente comum: a Evolução da Medicina Dentária.

A opinião de cinco Médicas Dentistas Portuguesas, ao passo que dispensam apresentações, têm contribuído de forma positiva para o avanço da Medicina Dentária, partilham opiniões sobre a mulher na sociedade e do seu envolvimento na profissão: a Professora Doutora Eunice Virgínia Carrilho, a Dra. Cátia Iris Gonçalves, a Dra. Ana Mexia e a Dra. Sónia Esteves, às quais desde já, agradeço as importantes considerações da Mulher na Medicina Dentária, estou grata pela sua disponibilidade e simpatia.

Os dados da OMD revelam um aumento significativo de membros do sexo feminino na classe profissional. De todo o universo feminino da Medicina Dentária, muitas mulheres mereciam ser nomeadas, mas isto é apenas uma pequena crónica sem pretensões, já que todas as Mulheres, são homenageadas.

Andreia Patrão

Leia o artigo completo aqui.

12 Março, 2018
Opinião

Notícias relacionadas

Até já

Crónica da médica dentista Cátia íris Gonçalves publicada na DentalPro 153/154.

Ler mais 23 Novembro, 2020
Opinião

Nélio Veiga: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Nélio Veiga, coordenador do segundo ciclo de estudos do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa (FMD-UCP), fala-nos sobre o ensino da medicina dentária e dos grandes desafios das universidades nesta fase de adaptação.

Ler mais 8 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentáriaOpinião

Francisco do Vale: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Francisco do Vale, coordenador do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) e da Área de Medicina Dentária (AMD) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), fala-nos sobre o ensino da medicina dentária e dos grandes desafios das universidades nesta fase de adaptação.

Ler mais 6 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentáriaOpinião