Sensor dentário monitoriza alimentos ingeridos

Imagem da notícia: Sensor dentário monitoriza alimentos ingeridos

Um grupo de cientistas da Escola de Engenharia da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, desenvolveu um pequeno sensor que se coloca nos dentes e que comunica com dispositivos móveis para transmitir informação sobre os alimentos ingeridos pelos utilizadores, como dados quantitativos sobre a ingestão de glicose, sal e álcool.

Com este dispositivo pretende-se monitorizar o que acontece ao organismo do ser humano quando consome determinado tipo de produtos.

O pequeno sensor tem apenas 2 mm de largura e de altura e é composto por três camadas intercaladas: uma camada central bio-responsiva que absorve o nutriente ou outras substâncias químicas a serem detetadas, e camadas externas constituídas por dois anéis de ouro em forma de quadrado. Juntas, agem como uma minúscula antena, recolhendo e transmitindo ondas de radiofrequência, recolhendo dados que depois são transmitidos em tempo real para um dispositivo móvel.

Saiba mais aqui.

26 Abril, 2018
Atualidade


Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Europeus têm dúvidas sobre cirurgia assistida por robô

Uma equipa de investigadores da Universitat Oberta de Catalunya (UOC) analisou os fatores que influenciam a perceção das pessoas sobre o uso da robótica na cirurgia. A experiência anterior com o uso de robôs e a perceção da facilidade de utilização são os fatores que fomentam a confiança nestas técnicas e dispositivos.

Ler mais 16 Maio, 2022
AtualidadeMedicina dentária

Futuro da Ortodontia

Artigo de opinião de Pedro Costa Monteiro, médico dentista e mestre em ortodontia e ortopedia facial sobre o dia Mundial da ortodontia, que se celebra hoje, dia 15 de maio.

Ler mais 15 Maio, 2022
AtualidadeMedicina dentáriaOpinião