“Excesso de médicos dentistas está a criar um flagelo”

Imagem da notícia: “Excesso de médicos dentistas está a criar um flagelo”

Portugal atingiu, no ano passado, um rácio de um médico dentista por 1.033 habitantes, praticamente o dobro da recomendação da OMS – Organização Mundial de Saúde de um médico dentista por 2.000 habitantes.

Analisando o crescimento previsto do número de médicos dentistas ativos em Portugal e a diminuição do número de habitantes em território português, é esperado que, a partir do próximo ano, exista um médico dentista para menos de 1.000 habitantes. Estima-se que em 2021, a OMD venha a ter aproximadamente 12 mil membros.

Para o bastonário, “o excesso de médicos dentistas está a criar um flagelo na profissão. Portugal não tem como absorver tantos profissionais pelo que a emigração tem crescido para valores impensáveis. Os ‘Números da Ordem’ mostram apenas uma parte do problema, já que muitos médicos dentistas emigram, mas continuam inscritos na OMD, alguns inclusive trabalham em vários países.

Há anos que alertamos os sucessivos governos para a necessidade imperativa de diminuir o número de vagas em medicina dentária nas faculdades, mas nem privados nem o Estado querem reduzir as receitas, pelo que na prática e para os alunos, concluído o mestrado, resta um caminho, o da emigração”.

O Reino Unido continua a ser o principal destino de emigração para os médicos dentistas portugueses, seguido da França.

6 Agosto, 2018
Atualidade

Pub

Gresden ONE




Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

vhf apoia banco alimentar Tafel Deutschland

A vhf leva a sério a sua responsabilidade social corporativa e está empenhada em causas de caridade há muitos anos. Este ano, a empresa vai apoiar a associação sem fins lucrativos, Tafel Deutschland, com um donativo financeiro sob o lema “Não gaste, doe”.

Ler mais 5 Dezembro, 2023
Atualidade

Pedro Alvarez é o novo CEO da MALO CLINIC

O novo CEO vai prosseguir a implementação da estratégia de crescimento da MALO CLINIC, com o objetivo de criar valor para todos: colaboradores, clientes e parceiros. A nomeação permite a Pedro de Albuquerque Mateus dedicar mais tempo aos negócios na área hospitalar, mantendo-se como administrador, co-investidor e senior consultant das áreas de healthcare e life science da Atena Equity Partners.

Ler mais 29 Novembro, 2023
Atualidade