Saúde oral no SNS “condenada ao incumprimento”

Imagem da notícia: Saúde oral no SNS “condenada ao incumprimento”

Em 2019, o Serviço Nacional de Saúde completará 40 anos e a saúde oral é um pilar deste património social que propõe garantir o acesso universal da medicina dentária à população.

Quando foi criado, o SNS não abrangeu a saúde oral. Esta vertente manteve-se a cargo dos consultórios privados, deixando à margem os segmentos populacionais mais desfavorecidos.

Em consequência, Portugal é o segundo país da União Europeia com piores indicadores neste domínio. A situação tem melhorado, a um ritmo lento, mas não se alterou radicalmente. Há dois anos entrou em vigor o projeto-piloto que possibilitou a inclusão de apenas cerca de 30 dentistas em todo o Serviço Nacional de Saúde.

A promessa governamental de que até ao final desta legislatura – que se conclui daqui a um ano – haveria um médico especializado em saúde oral em cada centro de saúde do País parece condenada ao incumprimento.

26 Dezembro, 2018
Atualidade

PUBLICIDADE
ExcelÊncia na Assistância Dentária
PUBLICIDADE
MIS Connect

Notícias relacionadas

Agosto em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de agosto de 2019.

Ler mais 2 Setembro, 2019
Atualidade

DentalPro vai “a banhos”

A equipa da DentalPro deseja boas férias a todos os seus leitores e informa que a redação estará encerrada entre os dias 10 e 25 de agosto de 2019.

Ler mais 9 Agosto, 2019
Atualidade

Julho em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de julho de 2019.

Ler mais 2 Agosto, 2019
Atualidade