Saúde oral no SNS “condenada ao incumprimento”

Imagem da notícia: Saúde oral no SNS “condenada ao incumprimento”

Em 2019, o Serviço Nacional de Saúde completará 40 anos e a saúde oral é um pilar deste património social que propõe garantir o acesso universal da medicina dentária à população.

Quando foi criado, o SNS não abrangeu a saúde oral. Esta vertente manteve-se a cargo dos consultórios privados, deixando à margem os segmentos populacionais mais desfavorecidos.

Em consequência, Portugal é o segundo país da União Europeia com piores indicadores neste domínio. A situação tem melhorado, a um ritmo lento, mas não se alterou radicalmente. Há dois anos entrou em vigor o projeto-piloto que possibilitou a inclusão de apenas cerca de 30 dentistas em todo o Serviço Nacional de Saúde.

A promessa governamental de que até ao final desta legislatura – que se conclui daqui a um ano – haveria um médico especializado em saúde oral em cada centro de saúde do País parece condenada ao incumprimento.

26 Dezembro, 2018
Atualidade

Notícias relacionadas

Novembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de novembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 2 Dezembro, 2020
Atualidade

Grande Prémio Ciência Viva distingue Alexandre Quintanilha

Alexandre Quintanilha foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva, pela sua ação notável na promoção da cultura científica. Destaque ainda para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, galardoado com o Prémio Ciência Viva Educação, e para a campanha de educação “2 Minutos para Mudar de Vida, que recebeu o Prémio Ciência Viva Media.

Ler mais 24 Novembro, 2020
Atualidade

Elixir bucal pode eliminar o coronavírus?

A pesquisa – liderada pela Universidade de Cardiff, no Reino Unido – afirma que os elixires bucais que contenham 0,07% de cloreto de cetilpiridínio (CPC) estão a mostrar “sinais promissores” na redução do vírus.

Ler mais 20 Novembro, 2020
Atualidade