Saúde oral no SNS “condenada ao incumprimento”

Imagem da notícia: Saúde oral no SNS “condenada ao incumprimento”

Em 2019, o Serviço Nacional de Saúde completará 40 anos e a saúde oral é um pilar deste património social que propõe garantir o acesso universal da medicina dentária à população.

Quando foi criado, o SNS não abrangeu a saúde oral. Esta vertente manteve-se a cargo dos consultórios privados, deixando à margem os segmentos populacionais mais desfavorecidos.

Em consequência, Portugal é o segundo país da União Europeia com piores indicadores neste domínio. A situação tem melhorado, a um ritmo lento, mas não se alterou radicalmente. Há dois anos entrou em vigor o projeto-piloto que possibilitou a inclusão de apenas cerca de 30 dentistas em todo o Serviço Nacional de Saúde.

A promessa governamental de que até ao final desta legislatura – que se conclui daqui a um ano – haveria um médico especializado em saúde oral em cada centro de saúde do País parece condenada ao incumprimento.

26 Dezembro, 2018
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

European Aligner Society elege Grécia para próximo Congresso

"O Futuro da Ortodontia Aligner" é o tema abrangente para o Congresso agendado de 22 a 24 de maio de 2025, onde alguns dos principais especialistas em Clear Aligner Orthodontics e odontologia digital vão marcar presença numa ronda que promete networking, palestras e workshops.

Ler mais 25 Novembro, 2024
Atualidade