Relação entre má higiene oral e disfunção erétil?

Imagem da notícia: Relação entre má higiene oral e disfunção erétil?

Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine diz que sim. “Uma má higiene oral leva frequentemente ao aparecimento de gengivite, aumentando dessa forma a probabilidade de os homens virem a sofrer de disfunção erétil”.

A equipa de investigadores da Universidade Jinan, na China, analisou a relação entre a dentição e a performance sexual em 213,076 homens. Os cientistas apuraram que os indivíduos afetados por gengivite apresentavam uma probabilidade 2,85 mais elevada de serem igualmente afetados por disfunção erétil.

Crê-se que a gengivite contribua para a redução de hormonas sexuais como a testosterona e para o aumento da inflamação do organismo. Tal como a impotência, foi também associada ao funcionamento deficitário dos vasos sanguíneos.

O líder do estudo, o professor Xincai Zhou, afirmou que “a higiene dentária deve ser uma preocupação dos clínicos que tratam pacientes com disfunção erétil”.

9 Janeiro, 2019
Medicina dentária

Notícias relacionadas

Cheques-dentista para crianças válidos até ao final do ano

A Direção-Geral da Saúde decidiu prorrogar a validade de todos os cheques-dentista relativos ao ano letivo 2019/20, ao abrigo do Programa de Saúde Oral nas Crianças e Jovens – 7, 10 e 13 anos. Assim, todos os cheques que se encontravam no estado emitido ou em curso passam a ser aceites até 31 de dezembro de 2020 (ao invés de 31 de outubro de 2020, como inicialmente previsto).

Ler mais 26 Outubro, 2020
Medicina dentária

Instituto Português da Face chega à cidade do Porto

"É com entusiasmo e orgulho que anunciamos o cumprir de um sonho antigo: a expansão do Instituto Português da Face para mais uma cidade portuguesa, a cidade do Porto", afirmam David Sanz e David Ângelo, os responsáveis pelo projeto.

Ler mais 23 Outubro, 2020
Medicina dentária