Trilogia da dor

Imagem da notícia: Trilogia da dor

Alguma vez lhe aconteceu sentir dores na face e dores de cabeça, sem razão aparente? E alguma vez suspeitou que a culpa fosse dos seus dentes? Olívio Dias, médico dentista, fala-nos deste tema.

“É cada vez mais frequente encontrar nos consultórios médicos e dentários pacientes em consulta devido a dores na face por razões inexplicáveis. Habitualmente, queixam-se de dores difusas na mandíbula, enxaquecas persistentes, dores de cabeça, rigidez e dores cervicais, sensação de ouvido obstruído e ruídos nos ouvidos. Muitos consultaram especialistas das mais diversas especialidades e nem assim descobriram a razão das dores, nem encontraram soluções para o problema.

Na maioria dos casos, quando fazemos um interrogatório mais aprofundado, constatamos que estes pacientes não só apresentam queixas de dores, como tomam muitos medicamentos, e ainda referem “clicks” ou crepitações ao nível de articulações temporo-mandibulares. A anamnese informa-nos geralmente que o paciente apresenta dores nas costas, nos joelhos ou está sujeito a sucessivas entorses. Mas, por estranho que pareça, há muito que se sabe que estas manifestações podem ter a sua origem em deficientes contactos dentários”.

Leia o artigo de opinião completo na próxima edição.

28 Março, 2019
Opinião

Notícias relacionadas

Em quem tem confiado a gestão da sua clínica?

Artigo da autoria de Sandra Oliveira, gestora com uma experiência sólida em Gestão, licenciada em Economia e mestre em Finanças, especialista em transformação e melhoria de processos, certificada em Coaching e Eneagrama.

Ler mais 30 Dezembro, 2020
Opinião

Até já

Crónica da médica dentista Cátia íris Gonçalves publicada na DentalPro 153/154.

Ler mais 23 Novembro, 2020
Opinião