Assembleia-Geral da FEDCAR realiza-se pela primeira vez em Portugal

Imagem da notícia: Assembleia-Geral da FEDCAR realiza-se pela primeira vez em Portugal

A assembleia-geral da FEDCAR – Federação Europeia dos Reguladores da Medicina Dentária vai decorrer a 10 de maio no Palácio das Cardosas, no Porto. Constituída por 22 instituições de vários países da Europa, a FEDCAR é presidida pelo bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva.

A reunião junta no Porto membros de reguladores oriundos de países como Espanha, Reino Unido, França, Itália, Irlanda, Bósnia Herzegovina, Suíça, Eslovénia, Malta ou Albânia. Na agenda da reunião estão assuntos transversais à medicina dentária na Europa, nomeadamente a exploração de clínicas de saúde oral por grandes grupos económicos e fundos de investimento.

Orlando Monteiro da Silva explica que “há duas questões que preocupam grandemente os reguladores da medicina dentária; a proliferação de clínicas detidas por investidores quase sempre sem ligação à medicina dentária, que procuram única e exclusivamente lucros rápidos e fáceis, e a publicidade enganosa, muitas vezes feita por estas clínicas, de tratamentos gratuitas e inovações inexistentes que servem apenas para enganar os doentes. As ordens profissionais têm a supervisão e regulação dos profissionais, mas estas entidades escapam ao controlo das ordens. O que a FEDCAR exige é que todos estejam obrigados a cumprir as regras éticas ede proteção do consumidor a que os médicos dentistas individuais estão sujeitos”.

Na agenda da reunião estão ainda questões como as especialidades em medicina dentária e o processo de Bolonha, nomeadamente, os requerimentos mínimos para a vertente de formação clínica prática e a acreditação de alunos na Europa, entre outros temas.

9 Maio, 2019