Na Ordem do Dia… no 28º Congresso da OMD

Imagem da notícia: Na Ordem do Dia… no 28º Congresso da OMD

Como em todas as edições, o programa científico do Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) inclui temas sócio-profissionais de grande importância para a classe. Este ano, a designação mudou e este momento passa agora a chamar-se “Na Ordem do Dia”. Falámos com Pedro Pires, médico dentista que integra a comissão organizadora, de forma a sabermos de antemão os tópicos que serão debatidos entre os dias 14 e 16 de novembro em Lisboa.

“O congresso da Ordem dos Médicos Dentistas é muito mais do que um congresso científico”, começou por nos dizer Pedro Pires, acrescentando que a OMD, por ser “uma associação de direito público, tem a seu cargo a regulação da profissão, bem como outras ‘missões’ como sejam a disciplina e a deontologia e também a formação contínua dos seus membros e associados. Ou seja, proporcionar formação contínua aos seus associados é uma das funções da Ordem, expressa nos seus Estatutos. Neste sentido, os temas abordados durante o congresso anual têm em conta assuntos que interessam a todos os médicos dentistas e que estão na ordem do dia”.

Para a 28ª edição do congresso, Pedro Pires referiu que “repescaram” alguns tópicos de interesse debatidos noutros anos. O momento “Na Ordem do Dia”, que terá lugar na Sala 2, abre com a reunião da Associação Dentária Lusófona (ADL), onde se juntam todos os Países de Língua Oficial Portuguesa para falar de “Saúde oral é saúde geral. Mais qualidade de vida na CPLP”.

Na quinta-feira ocorrerá também a reunião do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP), sob o tema “Fixação de honorários e regras publicitárias nas profissões auto-reguladas”, e a palestra “Empreendedorismo em medicina dentária”.

O dia de sexta-feira vai ser todo dedicado às Competências Setoriais em Medicina Dentária. “A OMD pretende, de uma forma bem regulada, estabelecer parâmetros de atuação para os médicos dentistas em algumas áreas que começam a aparecer, nomeadamente acupuntura em medicina dentária, gestão em unidades de saúde, harmonização facial, medicina dentária desportiva, medicina dentária do sono, medicina dentária forense, medicina dentária do trabalho, ozonoterapia e sedação consciente”.

Pedro Pires destacou ainda a sessão “Medicina dentária militar no Exército, na Força Aérea e na Marinha”, que vai fechar os temas “Na Ordem do Dia”. 

Saiba mais na DentalPro 142.

6 Novembro, 2019
Medicina dentária

Notícias relacionadas

Estudo da FMUC sobre cancro oral distinguido pela SPGH

Um estudo que explorou o potencial das biópsias líquidas no diagnóstico e na monitorização de doentes com cancro oral, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana (SPGH) com o prémio “Melhor Comunicação Oral em Investigação Clínica”.

Ler mais 27 Novembro, 2020
Medicina dentária

Clínica dentária Vita Centro do Porto celebra três anos

Como o próprio nome indica, as clínicas dentárias Vita Centro situam-se no coração de cada uma das cidades onde estão implementadas, nomeadamente Lisboa, Porto e Setúbal. O espaço localizado na cidade portuense celebra no próximo mês de dezembro o seu terceiro aniversário.

Ler mais 26 Novembro, 2020
Conteúdo patrocinadoMedicina dentária