Na Ordem do Dia… no 28º Congresso da OMD
Como em todas as edições, o programa científico do Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) inclui temas sócio-profissionais de grande importância para a classe. Este ano, a designação mudou e este momento passa agora a chamar-se “Na Ordem do Dia”. Falámos com Pedro Pires, médico dentista que integra a comissão organizadora, de forma a sabermos de antemão os tópicos que serão debatidos entre os dias 14 e 16 de novembro em Lisboa.
“O congresso da Ordem dos Médicos Dentistas é muito mais do que um congresso científico”, começou por nos dizer Pedro Pires, acrescentando que a OMD, por ser “uma associação de direito público, tem a seu cargo a regulação da profissão, bem como outras ‘missões’ como sejam a disciplina e a deontologia e também a formação contínua dos seus membros e associados. Ou seja, proporcionar formação contínua aos seus associados é uma das funções da Ordem, expressa nos seus Estatutos. Neste sentido, os temas abordados durante o congresso anual têm em conta assuntos que interessam a todos os médicos dentistas e que estão na ordem do dia”.
Para a 28ª edição do congresso, Pedro Pires referiu que “repescaram” alguns tópicos de interesse debatidos noutros anos. O momento “Na Ordem do Dia”, que terá lugar na Sala 2, abre com a reunião da Associação Dentária Lusófona (ADL), onde se juntam todos os Países de Língua Oficial Portuguesa para falar de “Saúde oral é saúde geral. Mais qualidade de vida na CPLP”.
Na quinta-feira ocorrerá também a reunião do Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP), sob o tema “Fixação de honorários e regras publicitárias nas profissões auto-reguladas”, e a palestra “Empreendedorismo em medicina dentária”.
O dia de sexta-feira vai ser todo dedicado às Competências Setoriais em Medicina Dentária. “A OMD pretende, de uma forma bem regulada, estabelecer parâmetros de atuação para os médicos dentistas em algumas áreas que começam a aparecer, nomeadamente acupuntura em medicina dentária, gestão em unidades de saúde, harmonização facial, medicina dentária desportiva, medicina dentária do sono, medicina dentária forense, medicina dentária do trabalho, ozonoterapia e sedação consciente”.
Pedro Pires destacou ainda a sessão “Medicina dentária militar no Exército, na Força Aérea e na Marinha”, que vai fechar os temas “Na Ordem do Dia”.
Saiba mais na DentalPro 142.
6 Novembro, 2019
Medicina dentária