A fama

Imagem da notícia: A fama

Crónica da médica dentista Cátia íris Gonçalves publicada na DentalPro 141.

Não há famas literais, estanques, puras ou incorruptíveis – há a ausência de fama, que é tão ou mais perigosa do que as primeiras; porque pior do que uma má opinião é nenhuma.

A boa fama constrói-se à custa de muito altruísmo, correcção, ética, bons princípios, trabalho árduo e muitos mais predicados que não caberiam numa página. No entanto, por mais critérios que consigamos satisfazer, tudo será em vão se estiverem ausentes duas importantes condições: o darmo-nos a conhecer, através da nossa conduta, aos outros e a forma como os outros nos catalogam, que já é alheia ao nosso controlo.

E isso exige um outro tanto – outra página ou páginas cheias de predicados. Quem vive ensimesmado, hermético sob o seu juízo e avaliação não poderá nunca ser digno de uma qualquer fama congruente. E, nos tempos que correm, em que o imprevisto comanda as nossas vidas, esse é um risco que não nos podemos dar ao luxo de correr: o de vivermos isolados. Os indivíduos sem fama ficam automaticamente excluídos do circuito, seja lá ele qual for, em detrimento de outro indivíduo qualquer que se dê a conhecer, ainda que a fama deste último não seja imaculada.

Ter uma fama é o equivalente a ter umas lupas: quem não as tem não conta. Perguntam vocês – mas as lupas são essenciais? Não: só para quem quer ser realmente bem-sucedido. E as regras do jogo são o que são.

Leia o texto completo aqui.

7 Novembro, 2019
Atualidade

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Conheça os laureados da EFP em 2024

O Prémio Eminência em Periodontologia da European Federation of Periodontology (EFP) 2024 foi conferido a Anton Sculean, presidente do Comité de Projetos da EFP e presidente do congresso EuroPerio11, que decorre em 2025 em Viena.

Ler mais 7 Outubro, 2024
Atualidade

SMD nas comemorações dos 45 anos do SNS

João Neto, em representação do Sindicato dos Médicos Dentistas (SMD), marcou presença nas comemorações dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), cerimónia que decorreu a 15 de setembro, em Lisboa.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade

Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde quer preservar SNS

No âmbito dos 45 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a Plataforma de Jovens Profissionais de Saúde, da qual faz parte o Conselho de Jovens Médicos Dentistas da OMD – coordenado por Tiago Nascimento Borges, apresentou 10 medidas que refletem as aspirações dos jovens.

Ler mais 23 Setembro, 2024
Atualidade