Dentista: 30% dos portugueses só em caso de urgência

Imagem da notícia: Dentista: 30% dos portugueses só em caso de urgência

Há 6,8% de portugueses que nunca vai a consultas de medicina dentária e 24,8% que só vai em caso de urgência. Juntos perfazem 31,6%, ou seja, há quase um terço de portugueses que nunca visita o médico dentista ou apenas o faz em situação de extrema necessidade.

É um número que se mantém quase inalterado desde que o Barómetro da Saúde Oral começou a ser realizado em 2014.

Dos 31,6% de portugueses que nunca vai ao médico dentista ou só vai em caso de urgência, 65,3% afirma não ter necessidade, um aumento de quase 12% em relação ao ano passado, e 22,8% alega não ter capacidade financeira, uma redução de 8,9% face à última edição.

87,4% dos inquiridos revelou que manteve o número de idas ao médico dentista e 8,4% diz ter aumentado. Apenas 4,1% dos que responderam ao Barómetro revela ter diminuído as consultas de medicina dentária, por comparação com os 7,2% registados no ano passado.

De assinalar que 51,2% dos inquiridos nunca mudou de médico dentista e demora, em média, 14 minutos a chegar ao consultório.

O Barómetro é realizado pela consultora independente QSP para a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e tem validade estatística.  

21 Novembro, 2019
Medicina dentária

Notícias relacionadas

Instituto Português da Face chega à cidade do Porto

"É com entusiasmo e orgulho que anunciamos o cumprir de um sonho antigo: a expansão do Instituto Português da Face para mais uma cidade portuguesa, a cidade do Porto", afirmam David Sanz e David Ângelo, os responsáveis pelo projeto.

Ler mais 23 Outubro, 2020
Medicina dentária