Germano Rocha em entrevista

Imagem da notícia: Germano Rocha em entrevista

“Ao longo da minha carreira como médico dentista tenho dividido o meu tempo entre a família, o ensino da cirurgia oral na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) e a clínica privada”. Germano Rocha dispensa apresentações e é assim, desta forma simples e humilde, que inicia a nossa conversa e nos resume o seu imenso percurso profissional. 

DentalPro: Pode atualizar-nos o seu currículo, desde a última vez que falámos, em 2012?

Germano Rocha: De mais relevante, nos últimos sete anos e no domínio sócio-profissional, tive o privilégio de integrar um grupo notável de colegas, na chamada Comissão Constitutiva do Colégio da Especialidade de Cirurgia Oral, que permitiu a atribuição do título de especialista emCirurgia Oral ao primeiro conjunto de médicos dentistas e, posteriormente, à formação do Colégio da Especialidade.

DP: Possui uma larga experiência enquanto docente. Como caracteriza a formação e a investigação em medicina dentária que se desenvolve em Portugal?

GR: No que concerne à formação ela existe em dois níveis diferentes: a formação lecionada nas faculdades conducente ao grau de mestrado integrado e a formação dita pós-graduada, nas universidades ou a vários níveis, como por exemplo a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), as sociedades científicas e até por outros grupos a nível privado. A formação pré-graduada em Portugal é extraordinária, a avaliar pelos testemunhos dos inúmeros alunos de Erasmus, que todos os anos visitam muitas universidades estrangeiras, e, por outro lado, pelo exemplo dos jovens médicos dentistas que procuram outros países para trabalhar, e já são mais de 1.500 colegas, a quem são reconhecidas elevadas competências profissionais. De referir ainda que o reconhecimento internacional do ensino da medicina dentária em Portugal tem sido cada vez maior e muitos são os que escolhem o nosso país para fazer a sua formação de base. Só no ano passado aumentou em 37,5% o número de alunos de nacionalidade estrangeira inscritos nas faculdades portuguesas. Quanto à investigação, e como referi em 2012, a investigação em Portugal está bem e recomenda-se, mas podia estar muito melhor se não existissem tantos constrangimentos no seu financiamento, nomeadamente por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Entrevista completa na DentalPro 143.

20 Dezembro, 2019
Entrevistas

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

“A proximidade com os dentistas é para nós primordial”

Com filial em Portugal desde 2020, a S.I.N quer “levar soluções inovadoras a mais médicos e dentistas em Portugal.” A DentalPro conversou com Thaísa Passos, gerente global de marketing da S.I.N. Implant System, para saber mais sobre este projeto em Portugal, nomeadamente sobre os planos de marketing que estão a ser implementados no nosso país.

Ler mais 24 Novembro, 2021
Entrevistas

Miguel Pavão à DentalPro: “Este é um Congresso com ambição”

Está em ritmo de cruzeiro o 30º. Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). A reunião anual dos profissionais da medicina dentária acontece pela primeira vez em Braga, evento que abriu as suas portas na passada quinta-feira, 4 de novembro, e que se estende até ao próximo sábado, 6 de novembro de 2021.

Ler mais 5 Novembro, 2021
AtualidadeEntrevistasEventosMedicina dentária

Carlos Diniz em entrevista

Com 27 anos, Carlos Diniz fundou aquele que chegou, mais tarde, a ser o maior grupo de clínicas dentárias integradas em Portugal, também com presença em Espanha. Porém, após anos de sucesso, “O meu dentista” enfrentou um processo de reestruturação que terminou em insolvência. Nada que fizesse Carlos baixar os braços. Como refere nesta entrevista à DentalPro, fez o luto e ergueu-se de novo. Fundou recentemente a DENTRAL, que se assume como uma revolução na medicina dentária e a maior aliança de clínicas dentárias.

Ler mais 22 Outubro, 2021
Entrevistas