Saúde oral de idosos da Região Centro apoiada pela UE

Imagem da notícia: Saúde oral de idosos da Região Centro apoiada pela UE

O projeto Sorrisos de Porta em Porta – Região Centro, promovido pela ONG Mundo A Sorrir, pretende contribuir para a melhoria da saúde oral dos idosos que se encontram em lares, centros de dia e apoio domiciliário, na Região Centro de Portugal.

Entre 2019 e 2021, a iniciativa pretende beneficiar 500 cuidadores formais e 1.650 idosos, de 25 instituições que prestam serviços à população sénior nos Municípios do Pinhal Interior Norte, nomeadamente Arganil, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Tábua, Vila Nova de Poiares e Penela.

A saúde oral na terceira idade é, muitas vezes, negligenciada, pelo que os profissionais que prestam apoio a pessoas idosas têm um papel fulcral na promoção de hábitos de saúde oral que potenciem o seu bem-estar. 

Com o intuito de aumentar a capacidade técnica dos cuidadores, o projeto aposta na realização de ações de capacitação na área da higiene e prevenção em saúde oral na população sénior, dirigidas aos cuidadores formais, sendo eles, ajudantes de ação direta, enfermeiros e animadores. 

“O projeto Sorrisos de Porta em Porta – Região Centro aposta numa estratégia que pretende contribuir para a inclusão social dos idosos através de ações que os valorizem, que assegurem os seus direitos e melhorem a sua qualidade de vida”, explicou Benedita Duarte, coordenadora do projeto.

Esta resposta social irá desenvolver atividades de prevenção, capacitação e assistência médico-dentária. Segundo a Direção Geral da Saúde (DGS), as doenças da boca e dos dentes têm consequências negativas na qualidade de vida das pessoas, sendo necessário apostar na promoção da saúde oral na população idosa. 

Um dos objetivos do projeto passa por disponibilizar a todos os cuidadores formais das instituições envolvidas um Manual de Boas Práticas em Saúde Oral no Idoso.

O projeto Sorrisos de Porta em Porta – Região Centro, distinguido pelo programa Portugal Inovação Social, é cofinanciado a 70% pelo PO ISE, Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu da União Europeia, e a 30% pelo Investidor Social, a Fundação Calouste Gulbenkian, num total de 94.867 euros. A iniciativa é desenvolvida em colaboração com a Universidade de Coimbra.

15 Janeiro, 2020
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

SMDSP apresentou-se à OMD

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas recebeu, a 13 de janeiro, na sede da OMD, o Sindicato dos Médicos Dentistas do Setor Público e Social Português (SMDSP), numa reunião que teve como propósito conhecer a missão e compromisso desta nova organização.

Ler mais 23 Janeiro, 2025
Medicina dentária

European Board in Oral Surgery marcado para junho de 2025

A European Federation of Oral Surgery (EFOS) deliberou, em assembleia geral, a realização do exame referente ao European Board in Oral Surgery (EBOS) para os dias 27 e 28 de junho de 2025, em Barcelona (Espanha). As inscrições decorrem até 26 de dezembro, revelou a OMD no seu site.

Ler mais 19 Dezembro, 2024
AtualidadeMedicina dentária

Susana Falardo Ramos reeleita presidente da EADSM

A médica dentista foi reeleita no congresso anual da European Academy of Dental Sleep Medicine (EASDM), que decorreu no passado dia 22 de novembro. Além disso, Susana Falardo Ramos foi reconhecida, pela Sociedade Espanhola de Medicina Dental do Sono, com o pin de ouro pelo trabalho desenvolvido

Ler mais 10 Dezembro, 2024
Medicina dentária