Nova legislação sobre dispositivos médicos entra em vigor em maio

Imagem da notícia: Nova legislação sobre dispositivos médicos entra em vigor em maio

Após um período de transição e adaptação dos fabricantes de dispositivos médicos às novas regras, a nova legislação entrará em vigor a 26 de maio de 2020. O objetivo é aumentar a segurança dos pacientes na medicina dentária.

Três anos após a publicação do regulamento dos Dispositivos Médicos (DM) e cinco anos após a publicação do regulamento dos Dispositivos Médicos para Diagnóstico In Vitro (DIV), entrarão agora em vigor novas regras com vista a uma melhoria da vigilância, fiscalização do mercado e da rastreabilidade, para além de assegurar que estes produtos englobem a tecnologia mais atual. Com estas alterações, pretende-se igualmente a garantia de mais transparência e segurança jurídica aos fabricantes, fortalecendo a competitividade internacional e a inovação no setor.

Neste contexto, são impostas por este quadro legislativo aos diferentes intervenientes – fabricantes, distribuidores, utilizadores e autoridades competentes -, um conjunto de obrigações e procedimentos que devem ser observados, nomeadamente em matéria de investigação clínica e avaliação do comportamento funcional, classificação, demarcação da fronteira, avaliação da conformidade, colocação no mercado, registo, notificação, aquisição e utilização, assim como de supervisão.

Contactados pela DentalPro, alguns dos fabricantes mostram-se de certa forma preocupados com a nova regulamentação. Saiba porquê na próxima edição.

17 Janeiro, 2020
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

SPEMD celebrou Dia Mundial da Saúde Oral 2024

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 26 Março, 2024
Medicina dentária

SMD reúne com Associação Portuguesa de Seguradores

O Sindicato dos Médicos Dentistas reuniu-se a 28 de fevereiro com o Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores, com o objetivo da criação de proposta de lei que regulamente os denominados Planos de Saúde.

Ler mais 7 Março, 2024
Medicina dentária