“Há menos dentistas brasileiros a quererem vir para Portugal”

Imagem da notícia: “Há menos dentistas brasileiros a quererem vir para Portugal”

Geceli Vivan, especialista na Documentação e Validação de Títulos, presta um trabalho de consultoria para brasileiros que desejam trabalhar e estudar em Portugal ao nível da licenciatura, mestrado ou doutoramento, fazendo o reconhecimento das suas competências académicas.

Como surgiu a ideia de criar este trabalho de aconselhamento junto dos médicos dentistas brasileiros que queiram vir trabalhar para Portugal?

Geceli Vivan: Durante muito tempo fui professora universitária no Brasil e quando vim para Portugal, há cinco anos, percebi a dificuldade dos profissionais brasileiros em fazerem os seus reconhecimentos académicos aqui. Rapidamente comecei a trabalhar nessa área, primeiro de uma maneira menos profissional até ter montado esta empresa que fazer especificamente reconhecimentos e ingresso académicos. Agora também temos trabalhado um pouco na colocação profissional, mas é um projeto novo. O que eu faço para a medicina dentária e também noutros cursos de formação universitária, é reconhecê-los aqui em Portugal e fazer todo o processo para que os profissionais estejam aptos para trabalhar. 

Sente que há uma maior procura dos dentistas brasileiros a quererem vir para Portugal?

GV: Senti isso em 2017 e 2018. A partir de 2019, pela dificuldade na mudança da legislação, tivemos um arrefecimento, agora há menos dentistas brasileiros a quererem vir para Portugal. O que temos sentido é que muitos profissionais nos procuraram no sentido de depois ir trabalhar para outro país europeu, pela demanda de muitos profissionais na área da saúde. Temos indicadores da falta de 240 mil médicos na Europa, mas médicos dentistas existe uma grande necessidade em outros países que não Portugal.

Saiba mais na próxima edição da DentalPro.

14 Fevereiro, 2020
Entrevistas

Notícias relacionadas

“Pretendemos que esta formação se situe na vanguarda”

Longínquo vai o ano de 1999, quando a base da especialização em periodontologia foi apresentada pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Volvidas mais de duas décadas, Ricardo Faria Almeida é o responsável pela nova pós-graduação de Periodontologia e Implantes da instituição portuense.

Ler mais 30 Março, 2021
Entrevistas

“Somos um sindicato democrático”

Em 2010, a DentalPro conversou com António Roseiro, o presidente do primeiro Sindicato dos Médicos Dentistas, instituição que acabou por desaparecer. Uma década depois, é constituído um novo organismo, o Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP), e não pudemos deixar de dar voz a João Neto, o seu membro fundador número um e presidente da assembleia-geral.

Ler mais 11 Janeiro, 2021
Entrevistas

“O nosso foco é a digitalização da ortodontia invisível”

Fundada em 2019, a Impress é uma rede de clínicas espanhola especializada em ortodontia invisível que aposta num serviço exclusivamente digital. Após uma primeira consulta presencial, os médicos dentistas fazem todo o acompanhamento dos pacientes através de uma app. Por meio de uma videochamada com Diliara Lupenko, cofundadora e Chief Operating Officer (COO) da Impress, ficámos a conhecer melhor este projeto.

Ler mais 31 Dezembro, 2020
Entrevistas