“Não somos oposição, somos a favor dos médicos dentistas”

Imagem da notícia: “Não somos oposição, somos a favor dos médicos dentistas”

Foi exatamente há uma semana que teve lugar em Coimbra a primeira reunião pública da nova Associação Independente de Médicos Dentistas (AIMD). No rescaldo do encontro, falámos com o médico dentista Nuno Meneses Gonçalves, fundador e presidente da associação.

Que balanço faz da primeira reunião da AIMD?

Nuno Meneses Gonçalves: O balanço foi muito positivo. Considerando a fase embrionária em que esta associação se encontra, as pessoas têm vindo a aderir exponencialmente ao movimento e à nossa mensagem. Esta reunião não foi exceção. As pessoas, naturalmente, além dos ânimos exaltados e do pedido de soluções imediatas, demonstravam sentimentos de indignação, receio e mudança. Indignação pela profundidade do buraco que se vai cavando e que continua a aumentar, a inanimidade de dirigentes que não fazem, não querem fazer, ou não sabem como fazer melhor pela classe profissional. A inércia e a falta de proatividade remetem a nossa profissão para o silêncio. Por outras palavras, há que ter a noção concreta de que muito em breve não teremos futuro. Receio de um movimento, há muito pedido e esperado, que se insurge com muita motivação e coragem de interpelar e chamar às responsabilidades os poderes reguladores, ser tomado por oposição ao regime. Há muitos colegas com medo de sofrer represálias por termos a audácia de pensar e agir, mas só querermos o melhor para a profissão. Isto só é admissível se recuarmos ao tempo dos gulags na União Soviética, em que as pessoas eram presas por discursar na praça pública. Infelizmente, ameaças e denúncias são bastante frequentes no nosso mundo profissional. Que fique bem claro: não somos oposição. Queremos trabalhar com todos os que nos abram a porta e, mesmo quem opte por nos deixar de fora, não vai deixar de nos ouvir. A missão que travamos é talvez a maior batalha da história da nossa profissão: a existência de um futuro. Para muitos, esta não é a sua primeira batalha. Para nós, provavelmente não será a última. Será, sim, a derradeira batalha, à qual TODOS somos chamados, desde o recém-licenciado ao potencial aposentado. Não temos soluções miraculosas nem receitas mágicas. Temos um grupo de trabalho focado e motivado, com propostas e muita criatividade, que depende da mobilização de todos para ganhar a legitimidade necessária para ser ouvido.

Saiba mais na próxima edição da DentalPro.

15 Fevereiro, 2020
Entrevistas

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Carlos Diniz em entrevista

Com 27 anos, Carlos Diniz fundou aquele que chegou, mais tarde, a ser o maior grupo de clínicas dentárias integradas em Portugal, também com presença em Espanha. Porém, após anos de sucesso, “O meu dentista” enfrentou um processo de reestruturação que terminou em insolvência. Nada que fizesse Carlos baixar os braços. Como refere nesta entrevista à DentalPro, fez o luto e ergueu-se de novo. Fundou recentemente a DENTRAL, que se assume como uma revolução na medicina dentária e a maior aliança de clínicas dentárias.

Ler mais 22 Outubro, 2021
Entrevistas

Medika aposta na medicina dentária

A empresa Medika MCN Tecnologia Medicinal S.A sediada em Santa Maria da Feira e fundada em 2016 pelo engenheiro Nuno Vasco Pinho Andrade “assume-se como uma referência na tecnologia da saúde, contribuindo continuamente para a melhoria dos cuidados de saúde”. A DentalPro falou com Nuno Andrade sobre as novas apostas que estão a ser desenvolvidas pela empresa, nomeadamente a nível da medicina dentária.

Ler mais 29 Setembro, 2021
AtualidadeEntrevistasMateriais e equipamentosMedicina dentária

“Esta empresa dispõe de meios técnicos, logísticos, comerciais e humanos adequados para dar resposta aos clientes”

Aldina Pereira é diretora comercial da Ravagnani Dental, em França e Portugal. Já trabalhou a nível internacional na indústria de beleza, moda e banca, mas é na indústria dentária que desenvolveu a sua maior experiência. A DentalPro conversou com Aldina Pereira para perceber melhor o que envolve este projeto entre França e Portugal.

Ler mais 9 Agosto, 2021
EntrevistasRevista