Nuno Menezes Gonçalves: Covid-19 e o impacto na medicina dentária

Imagem da notícia: Nuno Menezes Gonçalves: Covid-19 e o impacto na medicina dentária

Nuno Menezes Gonçalves, médico dentista fundador da Associação Independente dos Médicos Dentistas (AIMD), assume à DentalPro qual será o impacto da Covid-19 no ramo da medicina dentária.

“Na população, o deterioramento da sua saúde oral, nomeadamente propiciando que tratamentos simples se transformem em situações urgentes de complexa resolução. Paralelamente, a crise económica trará uma diminuição do poder de compra que também contribuirá para empurrar a saúde oral para segundo plano. Para os profissionais de saúde, as evidentes dificuldades financeiras devido à suspensão laboral decretada pelo Governo, que já vigora há mais de um mês, que, aliada a insuficientes ou inexistentes apoios económicos do Governo, já criou situações de severa precariedade (inclusive ao nível de bem essenciais). Num setor que já estava em crise há muitos anos, muito provavelmente será responsável pelo encerramento de centenas de clínicas dentárias, despedimento de vários profissionais e aumento da incidência de subemprego”.

Nuno Menezes Gonçalves acrescenta que, “do mesmo modo, importa ressalvar alguma falta de proatividade da Ordem dos Médicos Dentistas. Não acautelou desde início a imposição de medidas de apoio ao sector (tendo sido o primeiro e único a ser proibido de funcionar normalmente pelo Governo), permaneceu silenciosa durante mais de duas semanas até alguns colegas se insurgirem na comunicação social e ainda não se pronunciou quanto a futuras guidelines de métodos de trabalho, desinfecção e assépsia das clínicas dentárias”. Assume ainda que “de pandemia, passámos a pandemónio, com enorme especulação comercial em torno dos EPIs, devido à sua escassez, e equipamentos de controlo de infecção cruzada e ausência de fiscalização eficaz no cumprimento dos protocolos de segurança e no funcionamento das clínicas apenas para situações urgentes”.

Não perca esta e outras opiniões na próxima edição da DentalPro.

14 Abril, 2020
Opinião

Notícias relacionadas

Até já

Crónica da médica dentista Cátia íris Gonçalves publicada na DentalPro 153/154.

Ler mais 23 Novembro, 2020
Opinião

Nélio Veiga: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Nélio Veiga, coordenador do segundo ciclo de estudos do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa (FMD-UCP), fala-nos sobre o ensino da medicina dentária e dos grandes desafios das universidades nesta fase de adaptação.

Ler mais 8 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentáriaOpinião

Francisco do Vale: o ensino da medicina dentária em período pandémico

Francisco do Vale, coordenador do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária (MIMD) e da Área de Medicina Dentária (AMD) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), fala-nos sobre o ensino da medicina dentária e dos grandes desafios das universidades nesta fase de adaptação.

Ler mais 6 Outubro, 2020
FormaçãoMedicina dentáriaOpinião