“Somos um sindicato democrático”

Imagem da notícia: “Somos um sindicato democrático”

Em 2010, a DentalPro conversou com António Roseiro, o presidente do primeiro Sindicato dos Médicos Dentistas, instituição que acabou por desaparecer. Uma década depois, é constituído um novo organismo, o Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP), e não pudemos deixar de dar voz a João Neto, o seu membro fundador número um e presidente da assembleia-geral. “Antes de mais agradeço esta entrevista e o apoio pela nossa causa, um desejo antigo de muitos colegas”.

Numa altura em que o sindicalismo parece estar “fora de moda”, criar um sindicato não é remar contra a maré?

Não é esse o nosso entendimento. Não consideramos que o sindicalismo esteja “fora de moda”. Compreendo a pergunta e ela é pertinente, pois a sociedade atual tem, por vezes, expectativas negativas relativamente à atividade sindical. Talvez a crescente secundarização sociopolítica tenha diminuído o interesse pelo sindicalismo. Contudo não nos revemos num conceito de sindicalismo revolucionário ou anarquista, pois não é esse o nosso desígnio. Ao invés, acreditamos que a colaboração e o sentido reformista dum sindicato poderão trazer benefícios à nossa classe e consequentemente à população portuguesa. Uma das principais funções do nosso sindicato é contribuir para resolver questões de âmbito salarial e jurídico. Neste tempo de pandemia, como houve uma redução ou mesmo cessação da atividade da medicina dentária, os sindicatos dos médicos dentistas de outros países europeus tiveram um papel crucial na resolução e na procura de soluções para este flagelo que atingiu a nossa classe. Foram estas organizações que solicitaram medidas para diminuir o impacto desta situação na vida dos nossos colegas europeus. Como conclusão poderemos dizer que, mais do que nunca, é imperioso um sindicato que permita efetuar uma articulação entre o médico dentista, o Estado, a sociedade e o setor empresarial da saúde.

A vossa principal ambição passa pela defesa dos direitos essenciais dos médicos dentistas?

Sim. É esse o principal objetivo que ambicionamos. De outra forma não faria sentido a criação dum sindicato dos médicos dentistas. Após vários anos de luta, finalmente atingimos a nossa meta. Foi fundado no Porto, no dia 29 de novembro de 2020, o Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP), com o intuito de promover e defender os interesses e direitos dos médicos dentistas. Somos um sindicato democrático e não estamos vinculados a nenhuma central sindical. Acreditamos no futuro da medicina dentária e pretendemos reverter esta constante desvalorização dos médicos dentistas e dignificar a nossa profissão. Se consultarem os objetivos dos estatutos do SMDP poderão constatar que os principais desideratos do sindicato são: o apoio jurídico e de mediação entre os seus associados, a “criação” dum fundo de solidariedade para apoio a médicos dentistas, apoio na organização da contabilidade e apoio psicológico. A crescente litigância existente fez com que nos parecesse imprescindível garantir apoio jurídico gratuito a todos os nossos associados. Mas, sem dúvida, que a principal aspiração do SMDP será a promoção e a defesa dos interesses e direitos dos médicos dentistas no aspeto laboral e remuneratório. (…)

Entrevista completa na DentalPro 155/156.

11 Janeiro, 2021
Entrevistas

Notícias relacionadas

“O nosso foco é a digitalização da ortodontia invisível”

Fundada em 2019, a Impress é uma rede de clínicas espanhola especializada em ortodontia invisível que aposta num serviço exclusivamente digital. Após uma primeira consulta presencial, os médicos dentistas fazem todo o acompanhamento dos pacientes através de uma app. Por meio de uma videochamada com Diliara Lupenko, cofundadora e Chief Operating Officer (COO) da Impress, ficámos a conhecer melhor este projeto.

Ler mais 31 Dezembro, 2020
Entrevistas

Celio Netzel, fundador e CEO da DSP Biomedical, em entrevista

Celio Netzel é o fundador e CEO da DSP Biomedical, empresa brasileira que “uniu a vivência prática dos mais qualificados profissionais da área da saúde com a precisão e a técnica dos profissionais da engenharia para criar os melhores e mais inovadores produtos nas áreas da medicina dentária, cirurgia bucomaxilofacial e implantologia”.

Ler mais 17 Dezembro, 2020
Entrevistas