SMDP envia carta aberta à ministra da saúde

O Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP) está “muito preocupado com a situação pandémica que assola o nosso país” e com a “discriminação que as entidades competentes reiteradamente têm para com os médicos dentistas”. “Não temos data prevista de vacinação e estamos a ser ultrapassados por outros grupos, até então, não prioritários… talvez pela escassez das vacinas ou pelo atraso da entrega das mesmas, está-se a observar atropelos ao bom senso. Temos de denunciar estes casos”, afirmam.

Leia, em baixo, a carta na íntegra, assinada por João Neto, presidente da assembleia-geral do SMDP:

Excelência,
A situação pandémica em Portugal é bastante grave e o Sindicato dos
Médicos Dentistas Português (SMDP) está apreensivo com o esquecimento
demonstrado pelo poder político perante a nossa classe.
As pandemias, ao envolverem fatores económicos, sociais e de saúde, são um desafio global e constituem uma séria ameaça à saúde pública, exigindo à população mundial o cumprimento de recomendações/normas, que são dinâmicas e evolutivas, no sentido de minimizar o risco de infeção e propagação do vírus. É de vital importância a sintonia na ação entre políticos, gestores, chefias, ordens, sindicatos e profissionais de saúde, no sentido da elaboração de um plano estratégico estruturado e robusto com o objetivo de uma adequada prestação de cuidados aos utentes.
Os médicos dentistas são profissionais de saúde que devido à sua atividade
profissional de assistência a doentes com problemas orais, estão sujeitos a um grande risco de infeção pelo novo coronavírus e, por isso, fazem parte da primeira fase do Plano Nacional de Vacinação Contra a COVID-19 em Portugal, à semelhança do que acontece noutros países europeus. Relembro que encerramos a nossa atividade clínica, no primeiro confinamento, por ordem do despacho nº 3301-A/2020, a 15 de Março, justamente porque, e passo a citar: “que as atividades de medicina dentária, estomatologia e odontologia, pela sua natureza, implicam o contacto direto, próximo e demorado entre o profissional de saúde e o paciente, circunstância que representa risco acrescido de contágio pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19”.
Contudo, estamos muito preocupados porquanto, os grupos prioritários para a vacinação foram alargados. No entanto, os Médicos Dentistas continuam sem data prevista para o início da vacinação. Apelamos ao bom senso das entidades competentes para não branquearem, nem pactuarem com esta alienação do plano originalmente concebido. Essa falta de transparência é perniciosa. Se não definirmos à partida os critérios, os mesmos poderão sofrer alterações conforme os interesses instalados subordinados a temas sem apoio científico.
Achamos inadmissível que, numa altura de confinamento em que os números de casos disparam, se continue a colocar em risco desnecessário profissionais de saúde que continuam a trabalhar para manter a assistência indispensável e de extrema importância aos seus doentes, evitando a sobrecarga dos hospitais e centros de saúde com situações de urgências de origem dentária ou estomatológica. Sabemos que em França, Inglaterra e noutros países da U.E. os profissionais de saúde oral já foram vacinados, evidenciando o reconhecimento da relevância que a nossa atividade tem nesses países. É incompreensível que reiteradamente a saúde oral seja esquecida em Portugal, assim como a proteção dos seus profissionais.
O SMDP vem exigir conhecer a calendarização e apelar que se denunciem as situações comprovadamente irregulares. Obsecramos para que os Médicos Dentistas não sejam discriminados e colocados à parte dos restantes profissionais de saúde, um cenário particularmente grave pois a medicina dentária é uma atividade médica singularmente exposta a contágio, devido à proximidade de ação e à geração de aerossóis durante o uso de instrumentos rotatórios.
Os profissionais da medicina dentária fizeram grandes investimentos para
cumprir rigorosamente os protocolos de segurança e grandes esforços para manter a atividade aberta neste segundo confinamento. Almejamos que o Ministério da Saúde faça igualmente um esforço para proteger esta classe médica tão indispensável.

27 Janeiro, 2021
Medicina dentária

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

European Board in Oral Surgery marcado para junho de 2025

A European Federation of Oral Surgery (EFOS) deliberou, em assembleia geral, a realização do exame referente ao European Board in Oral Surgery (EBOS) para os dias 27 e 28 de junho de 2025, em Barcelona (Espanha). As inscrições decorrem até 26 de dezembro, revelou a OMD no seu site.

Ler mais 19 Dezembro, 2024
AtualidadeMedicina dentária

Susana Falardo Ramos reeleita presidente da EADSM

A médica dentista foi reeleita no congresso anual da European Academy of Dental Sleep Medicine (EASDM), que decorreu no passado dia 22 de novembro. Além disso, Susana Falardo Ramos foi reconhecida, pela Sociedade Espanhola de Medicina Dental do Sono, com o pin de ouro pelo trabalho desenvolvido

Ler mais 10 Dezembro, 2024
Medicina dentária

João Caramês eleito Presidente da EACim

Reconhecido pela sua vasta experiência e liderança no campo da implantologia cerâmica, o diretor da FMDUL assume a presidência com o propósito de impulsionar a excelência científica e a inovação tecnológica no setor, reforçando o papel da EACim como uma referência internacional no desenvolvimento e aplicação de implantes cerâmicos.

Ler mais 7 Novembro, 2024
Medicina dentária