Higiene oral: estudo evidencia impacto de más práticas

Imagem da notícia: Higiene oral: estudo evidencia impacto de más práticas

Um novo estudo mostra, que entre 24 e 72 horas após a suspensão da higiene oral, há uma diminuição acentuada na presença de ‘bactérias orais boas’ e dos produtos químicos anti-inflamatórios benéficos aos quais estão associados.

O estudo publicado no mês passado e divulgado pela Medical Xpress, indica que os investigadores pediram a 40 participantes, com diferentes níveis de gengivite natural, para realizar uma higiene oral ideal durante três semanas. Isso levou à redução da gengivite e a uma linha de base saudável para o estudo.

Além disso, foi descoberto um aumento de ‘bactérias más’ normalmente presentes na boca de pacientes com periodontite. A gengivite foi então induzida quando a sua rotina de higiene oral foi interrompida ao longo de quatro semanas. O reinício da higiene oral levou à recuperação devido à natureza reversível da gengivite.

Os investigadores do Single-Cell Center, do Instituto de Qingdao BioEnergy and Bioprocess Technology (QIBEBT) da Academia Chinesa de Ciências (CAS) e Procter & Gamble Company (P&G), realizaram análises genéticas na população de bactérias nas gengivas dos participantes conforme elas mudavam. Análises químicas das moléculas produzidas pelas bactérias foram realizadas e as respostas imunológicas dos participantes do estudo foram registadas.

Em apenas 24 a 72 horas após o término da higiene oral, os investigadores descobriram que houve uma diminuição acentuada na presença de várias espécies de Rothia, bem como da betaína química, que foi relatada por desempenhar um papel anti-inflamatório em várias doenças inflamatórias.

A higiene oral deficiente produz bactérias gengivais e acelera o envelhecimento do microbioma oral mais rapidamente do que se pensava.

20 Abril, 2021
Atualidade

Notícias relacionadas

“Cuidar das pessoas foi o pedido nº1 da Straumann”

Depois de um ano fora do seu habitat natural, voltou para o setor da medicina dentária com a mochila cheia de soft skills, que guarda com carinho. Os caminhos que percorre há mais de 15 anos no setor levam-no, desde o início de 2021, a palmilhar ainda mais quilómetros. A distância entre Madrid e Portugal pode ser pequena, mas a vontade em superar os objetivos é grande. Considera-se um insider que vê a segmentação e a organização da empresa como prioridades. Fomos conhecer, o novo General Manager Iberia do Grupo Straumann, António Moutinho.

Ler mais 14 Maio, 2021
AtualidadeRevista

Mundo A Sorrir procura voluntários com formação na área da saúde

A ONG Mundo A Sorrir está à procura de novos voluntários com formação na área da saúde, ou que se encontram no último ano do curso, para integrar os projetos desenvolvidos em Portugal e nos Países de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente em Cabo-Verde, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe.

Ler mais 14 Maio, 2021
Atualidade

EuroPerio10 com programa anunciado para 2022

Foi anunciado o programa científico para o congresso EuroPerio10, que vai decorrer em Copenhaga em junho do próximo ano. O evento vai reunir importantes investigadores, clínicos e académicos de todo o mundo.

Ler mais 13 Maio, 2021
AtualidadeEventos