Medicina dentária: pandemia indica que setor tem de se adaptar

Imagem da notícia: Medicina dentária: pandemia indica que setor tem de se adaptar

A medicina dentária precisa de preparar para futuras crises, conclui um estudo elaborado pela Al-Quds University em Jerusalém, com o Ministério da Saúde Palestiniano em Ramala e a Universidade de Iowa (Iowa, Estados Unidos da América).

Publicado pelo International Dental Journal, a conclusão do estudo foi obtida através de um inquérito feito, em maio de 2020, a 488 médicos dentistas que praticavam a profissão na área da Cisjordânia.

A investigação permite perceber que os fatores financeiros e éticos eram as principais razões para os participantes retomarem a prestação de cuidados dentários.

A grande maioria dos inquiridos (89,7%) consideraram que o seu papel na resposta pandémica tinha sido prestar cuidados dentários urgentes aos pacientes e educar os outros sobre a Covid-19 (82,4%).

Dos inquiridos, cerca de 75% dos inquiridos afirmaram ter dificuldades financeiras que os impediam de cumprir os seus compromissos a esse nível, no mês em que foi realizado o inquérito. A maioria (64%) disse ter pouca ou moderada confiança e quase 60% afirmou não se sentir preparado para reabrir. Quase 13% afirmou não estar confiante relativamente ao tratamento de pacientes suspeitos de possuírem Covid-19.

“O modelo médico de odontologia exige que os dentistas sejam competentes em muitos aspetos médicos da saúde. Estas competências preparariam os dentistas para estarem mais dispostos e mais confiantes para servir em pandemias e outras crises de saúde quando necessário”, afirma Elham Kateeb da Universidade de Al-Quds.

Os autores do estudo descobriram que os dentistas que receberam formação sobre controlo de infeções ou formação específica relacionada com a covid-19 relataram níveis mais elevados de confiança.

21 Abril, 2021
AtualidadeMedicina dentária

Notícias relacionadas

“Cuidar das pessoas foi o pedido nº1 da Straumann”

Depois de um ano fora do seu habitat natural, voltou para o setor da medicina dentária com a mochila cheia de soft skills, que guarda com carinho. Os caminhos que percorre há mais de 15 anos no setor levam-no, desde o início de 2021, a palmilhar ainda mais quilómetros. A distância entre Madrid e Portugal pode ser pequena, mas a vontade em superar os objetivos é grande. Considera-se um insider que vê a segmentação e a organização da empresa como prioridades. Fomos conhecer, o novo General Manager Iberia do Grupo Straumann, António Moutinho.

Ler mais 14 Maio, 2021
AtualidadeRevista

Mundo A Sorrir procura voluntários com formação na área da saúde

A ONG Mundo A Sorrir está à procura de novos voluntários com formação na área da saúde, ou que se encontram no último ano do curso, para integrar os projetos desenvolvidos em Portugal e nos Países de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente em Cabo-Verde, na Guiné-Bissau e em São Tomé e Príncipe.

Ler mais 14 Maio, 2021
Atualidade

EuroPerio10 com programa anunciado para 2022

Foi anunciado o programa científico para o congresso EuroPerio10, que vai decorrer em Copenhaga em junho do próximo ano. O evento vai reunir importantes investigadores, clínicos e académicos de todo o mundo.

Ler mais 13 Maio, 2021
AtualidadeEventos