Miguel Pavão: Covid-19 e o impacto na medicina dentária

Imagem da notícia: Miguel Pavão: Covid-19 e o impacto na medicina dentária

O médico dentista Miguel Pavão partilha com a DentalPro qual será o impacto da Covid-19 no ramo da medicina dentária.

“Os impactos são a vários níveis. Primeiro, porque os profissionais de saúde são pessoas e sofrem diretamente com a ameaça de contaminação e doença, bem como o elevado risco de contagiar os seus familiares. No caso dos médicos dentistas, o risco de exposição é extremo o que leva desde logo a medidas de isolamento e proteção acrescidos. Em segundo lugar, há outro impacto: o económico e social. Não consigo dizer qual o mais letal. Mas gostei de ler um artigo, cujo título me marcou e que destaco: ‘A economia recupera, os mortos não!’. Neste sentido, podemos acreditar com uma visão otimista que se a nossa saúde não sair afetada, teremos sempre a possibilidade de refazer o impacto económico, independentemente de isso nos custar muito e poder ter consequências sociais elevadas. Enquanto os mecanismos de defesa parcial, através da imunidade ou total, através da vacinação não funcionarem, vamos andar receosos e com adaptações que podem ter um impacto no dia a dia da medicina dentária e mudar o modus operandi da nossa profissão. Ao fim de 15 anos de profissão, não tenho receios em dizer que a medicina dentária não é um bem supérfluo. É uma necessidade de saúde e médica, que não desaparece e, por esse sentido, devemos aproveitar o valor da medicina e o importante papel dos profissionais de saúde neste cenário de pandemia”.

Não perca esta e outras opiniões na DentalPro 148.

20 Maio, 2020
Opinião

PUBLICIDADE
Kuraray

Notícias relacionadas

Bué de Drip

Crónica da autoria de Cátia Íris Gonçalves, médica dentista, publicada na DentalPro 188.

Ler mais 22 Junho, 2026
Opinião