Marketing digital para profissionais da saúde oral

Imagem da notícia: Marketing digital para profissionais da saúde oral

Artigo da autoria de Manuela Rodrigues, consultora de marketing dentário.

“Desde a revolução industrial que não se assistia a tantas mudanças.

Na revolução digital, Portugal está numa excelente situação.

Portugal tem a capacidade e uma história de abertura para o mundo.

As empresas são potenciadas pelas oportunidades do digital, ganhando alcance.

Quando os profissionais de saúde oral começaram num ambiente de consultório, como profissional liberal, o Marketing utilizado era a publicidade de “boca a boca”, o aclamado poder de recomendação, que transmitia o nome/ renome do clínico, localmente, atingindo assim o seu próprio público-alvo.

A concorrência aumenta, o ambiente muda para letterings luminosos, outdoors, publicidade em carros, entre outros, para promover as suas especializações e competências.

Os tempos mudaram.

As estratégias de comunicação/marketing mudaram.

O megafone da transmissão da palavra tem mais potência.

A questão pertinente que se coloca é como divulgar os nossos serviços e imagem profissional de uma forma ética e clara incrementando valor na informação que transmitimos ao público.

Mais… o desafio é captar e manter a atenção do público-alvo sobre a comunicação que fazemos.

A tecnologia digital permite-nos segmentar com precisão um público alvo, definido por si, para a sua especialidade e/ou sua clínica serem promovidas devidamente.

Hoje existem duas possibilidades de se fazer marketing online: através das estratégias por meio do inbound e/ou do outbound marketing.

O inbound marketing prega o contrário do outbound marketing. Ou seja, ao invés de interromper o consumidor num momento de lazer, como ao navegar numa rede social, por exemplo, a empresa oferecerá conteúdos interessantes e instigantes que levem esse consumidor a sentir vontade de conhecer mais sobre a empresa e assim fazer negócios com ela. A ideia é relacionar-se com o cliente, aumentando a confiança na marca e fazendo com que o consumidor vá atrás do negócio.

O importante, independentemente da estratégia adotada é entender quem é o seu cliente e o que ele deseja com o seu negócio, encontrando assim as melhores maneiras de se relacionar com essa pessoa, estando nos meios que ela usa e falando a mesma linguagem que ela.

A arte e a ciência de conhecer e entender o seu cliente.

O que se pretende no fluxo da comunicação do marketing é elaborar o conceito de marca, definir o público-alvo, delinear uma estratégia marketing e capitalizá-la em consultas, mantendo o paciente fidelizado.

A fidelização de clientes pode representar um aumento de até 95% nos resultados das empresas. (Harvard Business Review)

Tenha sempre em mente que a excelência na experiência, aumenta significativamente os níveis de retenção e fidelização do paciente.

“… people will forget what you said, people will forget what you did, but people will never forget how you made them feel” (Maya Angelou).

Permitam-me uma questão de introspeção: Sabem qual é a taxa de retorno dos pacientes de primeira consulta? Conseguem medir?

Apesar de 80% das organizações acreditarem oferecer um serviço “superior”, apenas 8% dos consumidores realmente se sentem satisfeitos com ele”. (Bain & companies inc. Prescription for cutting cost: Loyal relationships)

Webiste: manuelarodrigues.pt

30 Agosto, 2021
Opinião

Miele Professional apresenta a solução inovadora Pay-per-use

Notice: Undefined variable: cats in /home/dentalpro/public_html/wp-content/themes/revista-codigopro-2017-v5/single.php on line 71

Notícias relacionadas

Em quem tem confiado a gestão da sua clínica?

Artigo da autoria de Sandra Oliveira, gestora com uma experiência sólida em Gestão, licenciada em Economia e mestre em Finanças, especialista em transformação e melhoria de processos, certificada em Coaching e Eneagrama.

Ler mais 30 Dezembro, 2020
Opinião