Marketing digital para profissionais da saúde oral

Imagem da notícia: Marketing digital para profissionais da saúde oral

Artigo da autoria de Manuela Rodrigues, consultora de marketing dentário.

“Desde a revolução industrial que não se assistia a tantas mudanças.

Na revolução digital, Portugal está numa excelente situação.

Portugal tem a capacidade e uma história de abertura para o mundo.

As empresas são potenciadas pelas oportunidades do digital, ganhando alcance.

Quando os profissionais de saúde oral começaram num ambiente de consultório, como profissional liberal, o Marketing utilizado era a publicidade de “boca a boca”, o aclamado poder de recomendação, que transmitia o nome/ renome do clínico, localmente, atingindo assim o seu próprio público-alvo.

A concorrência aumenta, o ambiente muda para letterings luminosos, outdoors, publicidade em carros, entre outros, para promover as suas especializações e competências.

Os tempos mudaram.

As estratégias de comunicação/marketing mudaram.

O megafone da transmissão da palavra tem mais potência.

A questão pertinente que se coloca é como divulgar os nossos serviços e imagem profissional de uma forma ética e clara incrementando valor na informação que transmitimos ao público.

Mais… o desafio é captar e manter a atenção do público-alvo sobre a comunicação que fazemos.

A tecnologia digital permite-nos segmentar com precisão um público alvo, definido por si, para a sua especialidade e/ou sua clínica serem promovidas devidamente.

Hoje existem duas possibilidades de se fazer marketing online: através das estratégias por meio do inbound e/ou do outbound marketing.

O inbound marketing prega o contrário do outbound marketing. Ou seja, ao invés de interromper o consumidor num momento de lazer, como ao navegar numa rede social, por exemplo, a empresa oferecerá conteúdos interessantes e instigantes que levem esse consumidor a sentir vontade de conhecer mais sobre a empresa e assim fazer negócios com ela. A ideia é relacionar-se com o cliente, aumentando a confiança na marca e fazendo com que o consumidor vá atrás do negócio.

O importante, independentemente da estratégia adotada é entender quem é o seu cliente e o que ele deseja com o seu negócio, encontrando assim as melhores maneiras de se relacionar com essa pessoa, estando nos meios que ela usa e falando a mesma linguagem que ela.

A arte e a ciência de conhecer e entender o seu cliente.

O que se pretende no fluxo da comunicação do marketing é elaborar o conceito de marca, definir o público-alvo, delinear uma estratégia marketing e capitalizá-la em consultas, mantendo o paciente fidelizado.

A fidelização de clientes pode representar um aumento de até 95% nos resultados das empresas. (Harvard Business Review)

Tenha sempre em mente que a excelência na experiência, aumenta significativamente os níveis de retenção e fidelização do paciente.

“… people will forget what you said, people will forget what you did, but people will never forget how you made them feel” (Maya Angelou).

Permitam-me uma questão de introspeção: Sabem qual é a taxa de retorno dos pacientes de primeira consulta? Conseguem medir?

Apesar de 80% das organizações acreditarem oferecer um serviço “superior”, apenas 8% dos consumidores realmente se sentem satisfeitos com ele”. (Bain & companies inc. Prescription for cutting cost: Loyal relationships)

Webiste: manuelarodrigues.pt

30 Agosto, 2021
Opinião

 
imagem
Quer receber a nossa newsletter?
Newsletter semanal com novidades e notícias da medicina dentária. Dirigido especialmente a profissionais do setor.

Vamos guardar os seus dados só enquanto quiser. Ficarão em segurança e a qualquer momento pode editá-los ou deixar de receber as nossas mensagens.

 

Notícias relacionadas

Cavalos mais rápidos

Crónica da autoria da médica dentista Cátia Íris Gonçalves, publicada na DentalPro 179.

Ler mais 19 Setembro, 2024
Opinião